Em relação aos linfomas cutâneos de células T (CTCL), é cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3125673 Medicina
Em relação aos linfomas cutâneos de células T (CTCL), é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta sobre linfomas cutâneos de células T (CTCL), é importante ter conhecimentos sobre as características clínicas e biológicas desses linfomas. Vamos analisar a alternativa correta e entender por que as demais estão incorretas.

Alternativa Correta: B

A Síndrome de Sézary é realmente caracterizada pela tríade de eritrodermia (vermelhidão generalizada na pele), linfadenopatia (aumento dos linfonodos) e presença de células de Sézary no sangue periférico, além da pele e dos linfonodos. Esta descrição é um conhecimento fundamental ao se estudar CTCL, uma vez que a síndrome é uma forma agressiva do linfoma cutâneo de células T.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa descreve incorretamente o fenótipo das células T neoplásicas. Linfomas cutâneos de células T geralmente têm células T maduras CD3+, CD4+, CD45RO+, mas CD8- e com perda de CD7, não ganho.

Alternativa C: Os microabscessos de Munro não são característicos da micose fungoide, mas sim da psoríase. Na micose fungoide, o que se observa são padrões de epidermotropismo, mas sem os microabscessos.

Alternativa D: A afirmação de que a radioterapia não é eficaz para o tratamento de placas ou tumores solitários está incorreta. Na realidade, a radioterapia é uma opção de tratamento eficaz nesses casos.

Alternativa E: Embora os biomarcadores possam ser úteis em diversas condições, na prática clínica atual, eles não são específicos ou amplamente utilizados para a estratificação de risco em linfomas cutâneos de células T.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

⚕️ QUESTÃO SOBRE LINFOMAS CUTÂNEOS DE CÉLULAS T (CTCL)

ALTERNATIVA CORRETA: [B] síndrome de Sézary é caracterizada pela tríade de eritrodermia, de linfadenopatia e de células de Sézary na pele, linfonodos e sangue periférico.

✏️ JUSTIFICATIVA.

A síndrome de Sézary é uma forma avançada de linfoma cutâneo de células T, também conhecida como leucemia cutânea de células T. Ela é caracterizada pela presença da tríade clássica: eritrodermia (vermelhidão difusa e descamação da pele), linfadenopatia (aumento dos linfonodos), e células de Sézary (células neoplásicas típicas que podem ser encontradas na pele, linfonodos e no sangue periférico). Essas células são linfócitos T malignos que apresentam um aspecto característico no exame microscópico.

⚠️ ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

[A] as células neoplásicas têm um fenótipo de células T maduras, CD3+, CD4‑, CD45RO+, CD8+, com ganho variável da expressão de CD7.

Esta alternativa está incorreta. As células neoplásicas em linfomas cutâneos de células T geralmente apresentam um fenótipo de células T maduras com CD4+, CD3+ e, em muitos casos, CD7-, não CD8+ como indicado aqui. A presença ou não de CD7 pode ser variável, mas a descrição de CD8+ e CD4- está equivocada.

[C] o epidermotropismo pronunciado com microabscessos de Munro é característico de micose fungoide.

Embora o epidermotropismo (infiltração da epiderme por células neoplásicas) seja uma característica da micose fungoide, a presença de microabscessos de Munro não é típica dessa condição. Esses microabscessos são mais característicos de outras condições inflamatórias cutâneas, como a psoríase.

[D] da radioterapia não é uma opção de tratamento eficaz para placas ou para os tumores solitários.

A radioterapia é, na realidade, uma opção de tratamento eficaz, especialmente para lesões localizadas ou tumores solitários em linfomas cutâneos de células T, como na micose fungoide e síndrome de Sézary, sendo frequentemente utilizada para controle local da doença.

[E] os biomarcadores específicos são importantes na estratificação de risco da doença.

Embora alguns biomarcadores possam ser usados para monitoramento da doença, não existem biomarcadores específicos amplamente utilizados para a estratificação de risco da micose fungoide ou da síndrome de Sézary. A avaliação clínica e histológica continua sendo a principal ferramenta para a estratificação da doença.

RESUMO

A síndrome de Sézary, uma forma agressiva de linfoma cutâneo de células T, é caracterizada pela tríade de eritrodermia, linfadenopatia e células de Sézary no sangue periférico. A radioterapia é uma opção eficaz para tratar lesões localizadas ou tumores solitários em linfomas cutâneos de células T.

‼️ PONTOS CHAVE

Síndrome de Sézary é caracterizada por eritrodermia, linfadenopatia e células de Sézary no sangue.

◊ O epidermotropismo é uma característica da micose fungoide, mas microabscessos de Munro não são típicos dessa condição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo