Ao dizer que a guerra civil americana custou “cerca de 600 m...
Desculpe, David Luiz
Os EUA tiveram uma guerra civil que custou cerca de 600 mil vidas. A Alemanha foi derrotada duas vezes no período de 27 anos e a França foi ocupada pelos alemães. Outros países tiveram grandes traumas por terremotos e maremotos. Nossos traumas foram derrotas no futebol: para o Uruguai, em 16 de julho de 1950, e Alemanha, em 8 de julho de 2014. Sofremos por causa dos 7 a 1 no futebol, mas esquecemos dos 103 a zero para a Alemanha em prêmios Nobel.
A realidade social não nos traumatiza porque nossos grandes problemas foram banalizados.
Consideramos tragédia ter o quarto melhor time de futebol do mundo, mas não nos traumatiza quando, no dia 1º. de março de 2011, a Unesco divulgou que estamos em 88º lugar em educação; nem quando, em 15 de março de 2013, o PNUD divulgou que estamos em 85º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano; ou quando o Banco Mundial nos coloca como 8º pior país em concentração de renda; ou ainda quando soubemos que somos o 54º país em competitividade no mercado mundial; ou quando o IBGE divulgou, em 27 de setembro de 2013, o aumento do número de adultos analfabetos de 2011 a 2012.
(...) Ao ouvir David Luiz pedir desculpas porque não foi “capaz de fazer seu povo feliz, pelo menos no futebol", pensei que deveria pedir desculpas a ele, porque sou parte da seleção brasileira de líderes políticos e não consigo fazer o necessário para facilitar a vida de cada brasileiro em busca de sua felicidade.
(Cristovam Buarque, O Globo, 26/7/2014)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Interpretação de texto com ênfase em semântica e uso de expressões indicativas de quantidade aproximada. A expressão analisada é "cerca de", cujo emprego está relacionado à aproximação numérica — aspecto fundamental nos concursos para professores.
Justificativa da alternativa correta (D):
A locução prepositiva "cerca de" indica valor ou quantidade próximo ao citado, sem exatidão. Segundo gramáticas consagradas, como a de Bechara e a de Cunha & Cintra, "cerca de" significa aproximadamente ou pouco mais ou menos que o número expresso. Assim, ao escrever que a guerra civil americana custou “cerca de 600 mil vidas”, o autor comunica que o número não é preciso, podendo ser levemente superior ou inferior.
Estratégia para interpretar: Atente-se sempre às expressões que indicam imprecisão, como "aproximadamente", "algo em torno de", "por volta de", além de "cerca de". Elas nunca indicam exatidão.
Análise das alternativas:
A) exatamente 600 mil pessoas.
Errada: “Cerca de” jamais indica precisão — pegadinha clássica para eliminar quem lê superficialmente.
B) pouco menos que 600 mil pessoas.
Errada: A expressão admite valores menores e também maiores, não apenas menos.
C) pouco mais que 600 mil pessoas.
Errada: Exclui a possibilidade de menos, o que não é permitido pela locução.
D) pouco mais ou menos que 600 mil pessoas.
Certa: Corresponde exatamente ao sentido de “cerca de”, permitindo variações para mais ou para menos.
E) muitos mais que 600 mil pessoas.
Errada: “Cerca de” não sugere diferença significativa.
Resumo: Sempre que se deparar com “cerca de” em provas, associe à aproximação, nunca à exatidão ou a valores bem distantes do número apresentado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“cerca de": Indica um valor ou quantia aproximados. = APROXIMADAMENTE, MAIS OU MENOS, QUASE
Fonte: https://www.priberam.pt/dlpo/cerca
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo