A legislação brasileira de acessibilidade define produtos, e...
Trata-se da definição de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Lei nº 13.146/2015, art. 3º, III: "tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;". O enunciado reproduz essa definição legal, o que enquadra a descrição como tecnologia assistiva e torna correta a alternativa E.
- Quando o enunciado trouxer lista extensa de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, confira se ele está reproduzindo conceito legal literal.
- Diferencie tecnologia assistiva de desenho universal: a primeira é o conjunto de recursos e serviços voltados à funcionalidade e inclusão; o segundo é a concepção para uso por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação.
- Em questões da Lei nº 13.146/2015 com definições do art. 3º, a literalidade legal costuma ser suficiente para resolver a questão sem recorrer a interpretação adicional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
O que é Tecnologia Assistiva?
A própria lei define como:
“produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, da pessoa com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”
Principais diferenças entre tecnologia assistiva e desenho universal:
Tecnologia assistiva: qualquer item, equipamento ou sistema que seja utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de pessoas com deficiência.
- Foco: O indivíduo e sua limitação específica.
- Objetivo: Promover a autonomia e a inclusão de quem possui uma deficiência funcional.
- Exemplos:
- Cadeiras de rodas motorizadas.
- Próteses e órteses.
- Softwares leitores de tela para pessoas cegas.
- Teclados adaptados ou mouses controlados pelo movimento dos olhos.
Desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços para serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.
- Foco: O coletivo e a diversidade humana.
- Objetivo: Evitar a segregação e reduzir a necessidade de adaptações posteriores.
- Exemplos:
- Rampas de acesso em calçadas (usadas por cadeirantes, mas também por pais com carrinhos de bebê).
- Portas com sensores de abertura automática.
- Sinalização com símbolos universais e alto contraste.
- Legendas em vídeos (ajudam surdos e também pessoas em ambientes barulhentos).
LETRA E
Consoante a NBR 9050/2020:
3.1.6 ajuda técnica
produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social
NOTA
Esse termo também pode ser denominado “tecnologia assistiva”.
Flashcards/anki para arquitetos em: @arquiteturaconcurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo