De acordo com os relatórios de ocorrência do sistema de cus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220519 Edificações
De acordo com os relatórios de ocorrência do sistema de custos rodoviários do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), os custos de mobilização de um determinado projeto podem ser definidos em função de composições de custos de referência, elaboradas para os diferentes veículos transportadores, conforme expressão apresentada abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Onde, K representa o fator relacionado à necessidade de retorno do veículo a sua origem, sendo que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No SICRO (DNIT), o fator K ajusta o custo do transporte rodoviário de equipamentos/veículos de mobilização e desmobilização dependendo da necessidade (ou não) de o veículo transportador retornar à sua origem após a entrega.

  • K = 2,0 (Ida e Volta): Aplica-se quando se utiliza um veículo transportador dedicado (ex.: caminhão prancha carregando uma escavadeira). O caminhão leva o equipamento até o canteiro de obras e precisa retornar à sua base de origem, cobrando assim o percurso dobrado.
  • K = 1,0 (Apenas Ida): Aplica-se quando o próprio equipamento transporta a si mesmo (equipamentos autotransportados, como caminhões de carga/caçamba que se deslocam rodando) ou quando o veículo transportador contratado fará apenas a viagem de entrega e não retornará à custa do projeto.

Fonte: Gemini

Gabarito C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo