Em relação ao emprego do termo "porque" na frase "Ele respo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ortografia e semântica dos "porquês" na Língua Portuguesa. A questão exige que o candidato identifique o uso correto da conjunção “porque” na norma-padrão, especialmente para indicar causa ou explicação.
Alternativa correta: B
O uso de “porque” na frase analisada está correto: “o médico ficou muito feliz, porque ele não tinha filhos e agora ganhara um”. Segundo a gramática normativa (conforme Celso Cunha & Lindley Cintra e Evanildo Bechara), “porque” (junto, sem acento) serve para introduzir orações causais (que expressam o motivo de algo acontecer) ou explicativas (com valor de justificativa). No contexto do texto, indica a causa da felicidade do médico: ele ficou feliz porque não tinha filhos e agora considerava ter um. Portanto, a alternativa B está de acordo com a regra da norma-padrão.
Por que as demais alternativas estão erradas:
A) Errada, pois “porque”, além de poder ser explicativo, no trecho exerce valor causal — mostra claramente o motivo da felicidade do médico.
C) Errada, pois “por que” (separado) é usado em perguntas diretas ou indiretas, o que não ocorre aqui.
D) Errada. “Porquê” (junto e com acento) é substantivo, sinônimo de “motivo”, normalmente precedido de artigo (“o porquê”). Não cabe nesse contexto.
E) Errada, pois “por quê” (separado e com acento) só se usa no fim de perguntas, o que não acontece na frase.
Estratégia: Sempre identifique o objetivo da frase: se explica, pergunta ou nomeia a razão. A dica para “porque” junto: use para causa/explicação; separado, normalmente, para perguntas.
Conforme a norma culta e gramáticas de referência, o uso apresentado no texto está perfeitamente adequado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo