Um tubo contendo células em suspensão é colocado no citômet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3331602 Técnicas em Laboratório
Um tubo contendo células em suspensão é colocado no citômetro de fluxo e a amostra é aspirada por uma força a vácuo até a câmara de fluxo. Esta câmara tem a função de fazer com que a suspensão de células passe por uma lâmina de fluxo contínuo e seja revestida por uma solução isotônica. Esta câmara é conhecida como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Identificação do componente do citômetro de fluxo responsável por conduzir a amostra em um filete único e envolvê-la por solução isotônica para focalização hidrodinâmica. Esse componente é a flow cell, onde a amostra cruza o feixe de laser e é medida pelos detectores.

Alternativa correta: B – flow cell

A flow cell é a câmara onde ocorre o enfileiramento das células (core stream) graças ao sheath fluid (solução isotônica que “abraça” a amostra), garantindo que as partículas passem uma a uma pelo laser. Esse desenho permite medições precisas de dispersão de luz e fluorescência, base da imunofenotipagem clínica (ex.: leucemias/linfomas), conforme descrito em referências clássicas de citometria (Shapiro, Practical Flow Cytometry; UpToDate – Principles of flow cytometry).

Por que as outras estão incorretas?

  • A – câmara de compressão: termo não utilizado em citometria de fluxo. Não descreve a câmara de análise nem o princípio de focalização hidrodinâmica.
  • C – flow jo: ref. ao FlowJo, software de análise de dados de citometria. Não é um componente físico do equipamento.
  • D – sheat fluid: além de grafia incorreta (sheath fluid), designa o fluido isotônico que envolve a amostra, e não a câmara. A questão pede o nome da câmara.
  • E – Isoflow: nome comercial de sheath fluid (Beckman Coulter). É o reagente isotônico, não a câmara onde a passagem ocorre.

Estratégia de prova: destaque palavras-chave como “câmara” e “revestida por solução isotônica”. A solução é o sheath, mas a “câmara” que realiza a passagem única é a flow cell. Cuidado com as pegadinhas: confundir o fluido (sheath/Isoflow) com a câmara, e confundir software (FlowJo) com hardware.

Uso e conservação (prática de laboratório): manter o sheath filtrado/degaseificado, purgar bolhas, realizar limpeza diária (água DI e hipoclorito conforme manual), e checar alinhamento/calibração com microesferas. Essas rotinas preservam a integridade da flow cell e a qualidade dos dados (ver boas práticas em CLSI e manuais dos fabricantes).

Referências: Shapiro HM. Practical Flow Cytometry; UpToDate – Principles of flow cytometry; Manuais Beckman Coulter/BD.

Gabarito: B – flow cell.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo