Para nortear as discussões, decisões, procedimentos e ações ...
Sobre esses princípios, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O princípio da beneficência está relacionado ao dever de ajudar ao próximo. Portanto, como profissional de saúde, o farmacêutico deve agir em benefício da saúde do paciente e da sociedade em geral.
( ) O princípio de não-maleficência refere-se ao dever de se abster de fazer qualquer mal ao paciente. Neste caso, deve ser observada apenas a intenção do profissional em fazer mal.
( ) O princípio da autonomia diz respeito à autodeterminação ou ao autogoverno e preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada, ainda que outros sejam prejudicados ou colocados em risco.
( ) O princípio da justiça relaciona-se à distribuição coerente e adequada de deveres e benefícios sociais. No Brasil, a Constituição de 1988 coloca a saúde como um direito de todos. Assim, todo cidadão tem direito à assistência de saúde, independente de classe social, raça, gênero ou credo. Notase, no entanto, que de acordo com o princípio da autonomia, o profissional de saúde pode se negar a prestar assistência a um indivíduo, quando esta assistência representar um conflito moral para o próprio.
As afirmativas a seguir são, respectivamente,