No contexto da Política Internacional do Segundo Reinado br...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156464 História
No contexto da Política Internacional do Segundo Reinado brasileiro, a Questão Christie (1861-1865) representou:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a Questão Christie (1861-1865), vamos selecionar a alternativa correta.


A) Correta – A Questão Christie foi um episódio diplomático entre Brasil e Inglaterra que resultou no rompimento das relações entre os dois países. O conflito teve início quando o navio britânico Prince of Wales naufragou na costa do Rio Grande do Sul em 1861, e as autoridades brasileiras apreenderam sua carga, alegando cumprimento das leis nacionais. O embaixador britânico, William Dougal Christie, acusou o Brasil de se apropriar ilegalmente dos bens do navio e exigiu indenização. No ano seguinte, novos atritos ocorreram quando marinheiros britânicos foram presos no Rio de Janeiro após causarem desordem. Christie exigiu sua libertação e compensações financeiras, o que foi recusado pelo governo imperial. Diante da negativa, a Inglaterra retaliou apreendendo navios mercantes brasileiros, levando Dom Pedro II a romper relações diplomáticas com os britânicos em 1863. A crise só foi resolvida em 1865, quando a Inglaterra, após arbitragem internacional, reconheceu a improcedência de suas ações e pediu desculpas formais ao Brasil.


B) Incorreta – Essa alternativa se refere à Questão do Contestado do Amapá, um conflito territorial entre Brasil e França sobre a região do Amapá. A disputa foi resolvida apenas em 1900, quando o governo brasileiro obteve decisão favorável por meio de arbitragem internacional feita pelo presidente suíço Walter Hauser.


C) Incorreta – Essa alternativa descreve a Questão do Uruguai (1864-1865), que envolveu perseguições aos brasileiros que viviam no Uruguai sob o governo do presidente Aguirre. O Brasil interveio militarmente, resultando na deposição de Aguirre e na ascensão de um governo mais alinhado aos interesses brasileiros.


D) Incorreta – Não houve uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos relacionada a um suposto aprisionamento de navios norte-americanos suspeitos de envolvimento no tráfico de escravizados. Embora o tráfico transatlântico tenha sido um tema de tensão internacional no século XIX, a principal pressão contra essa prática veio da Inglaterra, que, ao longo da primeira metade do século, adotou medidas para combater o comércio de escravizados, como a Lei Bill Aberdeen (1845), que autorizava a Marinha Real Britânica a apreender navios negreiros em águas internacionais. Esse conflito entre Brasil e Inglaterra, contudo, não teve relação com o trabalhado pela questão.


E) Incorreta – A alternativa se refere à Questão Sucessória Portuguesa, que ocorreu após a morte de D. João VI (1826). A sucessão gerou conflitos entre Dom Pedro I do Brasil e Dom Miguel de Portugal, levando à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).


Gabarito – Letra A


Indicação Bibliográfica:


Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

A alternativa correta é: A - Um incidente diplomático entre Brasil e Inglaterra que resultou no rompimento das relações diplomáticas entre os dois países após o naufrágio do navio Prince of Wales.

Explicação: A Questão Christie (1861-1865) foi uma crise diplomática entre o Brasil e a Inglaterra. O incidente começou quando o navio inglês Prince of Wales naufragou na costa do Rio Grande do Sul, e a carga foi saqueada por brasileiros. Pouco depois, três oficiais britânicos foram presos no Rio de Janeiro, acusados de embriaguez e desordem.

O embaixador inglês, William Dougal Christie, exigiu indenização pelo saque do navio e a libertação imediata dos marinheiros. O Brasil recusou e, em resposta, navios de guerra britânicos apreenderam embarcações brasileiras, gerando uma forte reação do governo imperial e da população.

Dom Pedro II ordenou o rompimento das relações diplomáticas com a Inglaterra em 1863. A situação só foi resolvida em 1865, quando a Inglaterra pediu desculpas formais ao Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo