No cenário que circunscreve o Estado Neoliberal, as política...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Assistente Social |
Q972432 Serviço Social
No cenário que circunscreve o Estado Neoliberal, as políticas sociais são caracterizadas como paternalistas, geradoras de desequilíbrios e de custo excessivo para o Estado, agregando-se a isso uma forte campanha ideológica de que o serviço privado é a melhor alternativa frente ao fracasso dos serviços públicos. Diante disso, o corte de gastos sociais e a degradação dos serviços públicos é uma consequência intencional para as Políticas Sociais e levam a um processo de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as políticas sociais no contexto do Estado Neoliberal. A questão trata da relação entre políticas sociais e as estratégias neoliberais, destacando consequências como corte de gastos sociais e degradação dos serviços públicos.

O tema central aqui é a privatização induzida, uma estratégia frequentemente associada a políticas neoliberais, onde se busca promover o setor privado em detrimento do público. Nesta visão, o Estado é visto como ineficiente, e o setor privado como a solução para os problemas dos serviços públicos.

### Alternativa Correta: B - Privatização Induzida

A privatização induzida refere-se ao processo em que o Estado, intencionalmente, degrada os serviços públicos e reduz investimentos sociais para incentivar a população a procurar alternativas privadas. Esta estratégia é uma consequência direta das políticas neoliberais que promovem o mercado livre e a redução do papel do Estado na prestação de serviços.

### Análise das Alternativas Incorretas

A - Focalização: Esta alternativa refere-se à estratégia de concentrar recursos em grupos específicos que estão em maior risco ou são mais vulneráveis. Embora seja uma abordagem em políticas sociais, não está diretamente relacionada à degradação dos serviços públicos mencionados no enunciado.

C - Voluntarismo: Este conceito diz respeito à atuação de voluntários na prestação de serviços sociais, o que não está associado ao contexto de corte de gastos e degradação intencional pelo Estado.

D - Desregulamentação dos direitos sociais: Embora a desregulamentação possa ser uma característica de políticas neoliberais, a questão específica é sobre a consequência de corte de gastos, que é a privatização induzida.

E - Ajuste Fiscal: O ajuste fiscal refere-se a medidas para equilibrar as contas públicas, geralmente com cortes de gastos, mas a questão destaca a privatização como consequência principal, e não o ajuste fiscal em si.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sobre o Financiamento das Políticas Sociais no Brasil

Elaine Rossetti Behring-

A Saúde tem sido a política mais atingida pela lógica de ajuste fiscal que ainda prevalece no Estado brasileiro, com seu orçamento estagnado ou em linha descendente, com o que esta política vem vivendo um verdadeiro processo de privatização induzida, a exemplo da implantação das Organizações Sociais (OS) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A Previdência Social sofre injunções da lógica do mercado de trabalho, onde houve crescimento da formalização do emprego, mas, de uma maneira geral, seu orçamento permanece pouco oscilante.

GABARITO B

Segue meu instagram: @profalucianafarias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo