De acordo com depoimento de Wesley Barbosa, o gosto pela le...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251810 Português
Leia o texto para responder à questão.

        Wesley Barbosa tem 33 anos. Escritor de periferia, preto, natural de Itapecerica da Serra, em São Paulo. Sozinho, já vendeu mais de 10 mil livros de um total de quatro obras publicadas.
        Vindo de uma família humilde, com a mãe solo faxineira, que criou os quatro filhos sozinha, sem muitos estudos, ninguém nunca o incentivou a ler, e essa paixão surgiu de forma natural.
        “Acho que o livro me tirou um pouco da realidade que eu vivia, de pobreza mesmo. E ali eu me sentia rico por intermédio da leitura. Rico no sentido de sair daquela realidade através da imaginação.”
        Geralmente, os autores primeiro escrevem os livros e deixam o título para o final, mas no livro Viela Ensanguentada Wesley quis fazer diferente. Após ter a ideia do título, ele escreveu em apenas dez dias o livro todo. Todas as noites ele colocava como meta escrever dez páginas e, assim, no final das contas, um livro de 100 páginas surgiu.
        A ideia inicial era produzir livros de bolso, que fossem pequenos e as pessoas pudessem levar para qualquer lugar. Wesley queria “ensaiar” para depois escrever um romance. “Eu trabalhei de 10 a 14 horas por dia para produzir esse livro. Aí eu percebi que estava escrevendo uma história maior.”
        Como todo autor, Wesley coloca características pessoais em seus trabalhos e foi assim também com o personagem Mariano, de Viela Ensanguentada, de 2022.

(Tamyres Sbrile, O Estado de S.Paulo, 2 de abril de 2023. Adaptado)
De acordo com depoimento de Wesley Barbosa, o gosto pela leitura
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Interpretação de Texto. A questão exige que o candidato compreenda sentidos implícitos e explícitos do depoimento, localizando a ideia principal e reconhecendo quando uma afirmação está ou não alinhada ao texto base.

Análise da alternativa correta:

B) “proporcionava-lhe um distanciamento da vida que levava.”

Neste item, a compreensão decorre principalmente das frases: “Acho que o livro me tirou um pouco da realidade que eu vivia, de pobreza mesmo. E ali eu me sentia rico por intermédio da leitura. Rico no sentido de sair daquela realidade através da imaginação.” Ou seja, ler permitia a Wesley distanciar-se da sua realidade difícil, conferindo-lhe uma sensação de enriquecimento e escapismo pela imaginação.

Segundo renomados estudiosos como Ingedore Koch (A Coerência Textual), interpretar um texto significa, frequentemente, inferir o que é sugerido pelo autor, indo além das palavras explícitas. Pela norma-padrão, espera-se essa análise crítica e contextual do depoimento.

Análise das alternativas incorretas:

A) Errada. O texto é claro: “ninguém nunca o incentivou a ler”. Portanto, não houve estímulo da mãe ou dos irmãos.

C) Errada. Não consta qualquer referência a leitura iniciada “fora de casa” ou em locais para pegar livros.

D) Errada. O texto diz que Wesley vendeu seus próprios livros, mas não há menção a fama ou riqueza, muito menos à condição de milionário.

E) Errada. O texto afirma que Wesley vendeu “sozinho” seus livros, sem parceiros autores.

Estratégias para acertar questões desse tipo:

  • Busque palavras-chave e relações de sentido (causa, consequência, oposição).
  • Desconfie de alternativas que adicionam dados não mencionados no texto – trata-se de uma pegadinha recorrente.
  • Leia atentamente trechos que explicam sentimentos, motivações e situações do personagem ou autor do depoimento.

Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo), e como reforça o Manual de Redação Oficial, respostas devem ser objetivas e fundamentadas exclusivamente no texto, sem extrapolação de dados.

Conclusão: A alternativa B é correta por refletir o sentido de escapismo proporcionado pela leitura ao autor, conforme explicitamente e implicitamente apresentado no texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 “Acho que o livro me tirou um pouco da realidade que eu vivia, de pobreza mesmo. E ali eu me sentia rico por intermédio da leitura. Rico no sentido de sair daquela realidade através da imaginação.”

Gab: B

 “Acho que o livro me tirou um pouco da realidade que eu vivia, de pobreza mesmo. E ali eu me sentia rico por intermédio da leitura. Rico no sentido de sair daquela realidade através da imaginação.”

#Pertenceremos!

"Rico no sentido de sair daquela realidade através da imaginação.”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo