Em relação à Educação Infantil e às tecnologias da informaçã...
Em relação à Educação Infantil e às tecnologias da informação e da comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I. Com o uso das tecnologias na Educação Infantil, o professor consegue despertar no aluno a curiosidade com o auxílio de atividades. Estimula nele a capacidade de gerar e criar novas ideias e com isso estimular a sua relevância pelas tarefas, tornando possível uma transformação no modo de aprender.
II. O professor pode dedicar-se à exploração da informática em atividades pedagógicas mais sofisticadas. Ele poderá integrar conteúdos disciplinares, desenvolver projetos utilizando os recursos das tecnologias e saber desafiar os alunos para que, a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou em seu planejamento.
III. A tecnologia, quando usada na Educação Infantil, tem que chegar a um objetivo que é o de contribuir no aprendizado, deixando de lado o ensino tradicional, a fim de construir de fato a sociedade do futuro.
Assinale
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A — se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
1. Tema central: A questão aborda o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação Infantil. É fundamental compreender como a tecnologia pode enriquecer as práticas pedagógicas, sem afastar a criança das experiências lúdicas e do desenvolvimento integral, conforme orientam a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
2. Resumo teórico: O uso das TIC deve ser intencional, mediado e integrado ao planejamento do professor, respeitando as necessidades, ritmos e interesses das crianças. A tecnologia é vista como um instrumento que amplia possibilidades de aprendizagem, estimula a curiosidade, a criatividade e o protagonismo infantil.
Fontes principais: BNCC (2017) e DCNEI/2009.
3. Justificativa da alternativa correta:
- Afirmativa I: Correta. Destaca o papel da tecnologia de estimular a curiosidade, a criatividade e a transformação no modo de aprender, conforme propõem as diretrizes oficiais.
- Afirmativa II: Correta. Aponta a integração das TIC a projetos e conteúdos, estimulando desafios e desenvolvimento de objetivos pedagógicos — um ponto central nas orientações atuais.
- Afirmativa III: Incorreta. Apesar de reconhecer o potencial das TIC, errar ao afirmar que o ensino tradicional deve ser deixado totalmente de lado. Na Educação Infantil, o uso das tecnologias deve ser complementar e não substitutivo às experiências concretas, lúdicas e interativas (BNCC, DCNEI).
4. Análise das alternativas erradas:
- B, C, E: Incluem a afirmativa III, que está inadequada.
- D: Todas as afirmativas não estão erradas, pois I e II estão corretas.
5. Estratégia de interpretação: Ao analisar as alternativas, cuidado com generalizações (ex: "deixar de lado o ensino tradicional") e busque sempre identificar se o que é proposto respeita o equilíbrio entre inovação e práticas fundamentais da infância.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo