Considere um transformador monofásico com dois terminais, H...
I. A corrente que passa no enrolamento do primário é menor que a corrente que passa pelo enrolamento do secundário.
II. Se o terminal X0 está no meio da bobina entre X1 e X2, a tensão entre X1 e X0 e entre X2 e X0 são iguais e valem 127V.
III. O enrolamento do secundário tem menos espiras que o enrolamento do primário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Relações de transformação:
n1/n2 = v1/v2 = i2/i1
v1= 13,8k
v2= 220
x0= tap(derivação)
afirmação I está correta, as correntes são inversamente proporcionais às tensões
afirmação II está errada, a tensão da derivação é 110v.
afirmação III está correta.
A
transformador rebaixador de 13,8 kV para 220 V, a relação de espiras indica que o secundário possui menos espiras, III. Por conservar a potência, a maior tensão no primário exige menor corrente no primário que no secundário, I. A derivação central X0 (center tap) divide a tensão de 220 V pela metade, gerando duas saídas de 110 V logo II errado.
Siga-me @rexconcurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo