Considere um transformador monofásico com dois terminais, H...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3699396 Engenharia Elétrica
Considere um transformador monofásico com dois terminais, H1 e H2, no primário, e três terminais, X0, X1 e X2, no secundário. Considerando que o primário está conectado a uma tensão de 13,8 kV, e que a maior tensão, de 220V, está no secundário, entre X1 e X2, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A corrente que passa no enrolamento do primário é menor que a corrente que passa pelo enrolamento do secundário.
II. Se o terminal X0 está no meio da bobina entre X1 e X2, a tensão entre X1 e X0 e entre X2 e X0 são iguais e valem 127V.
III. O enrolamento do secundário tem menos espiras que o enrolamento do primário.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Relações de transformação:

n1/n2 = v1/v2 = i2/i1

v1= 13,8k

v2= 220

x0= tap(derivação)

afirmação I está correta, as correntes são inversamente proporcionais às tensões

afirmação II está errada, a tensão da derivação é 110v.

afirmação III está correta.

A

transformador rebaixador de 13,8 kV para 220 V, a relação de espiras indica que o secundário possui menos espiras, III. Por conservar a potência, a maior tensão no primário exige menor corrente no primário que no secundário, I. A derivação central X0 (center tap) divide a tensão de 220 V pela metade, gerando duas saídas de 110 V logo II errado.

Siga-me @rexconcurseiro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo