A República Liberal (1945-1964) foi um período marcado pela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105271 História
A República Liberal (1945-1964) foi um período marcado pela inclusão de novos setores da sociedade no cenário político e a intensificação das disputas por diferentes projetos de sociedade e de cidadania. A respeito desse período, julgue (C ou E) o item a seguir.

Nesse período, o incremento da urbanização do Brasil vinculava-se, por um lado, ao acelerado processo de industrialização nas grandes cidades e, por outro, aos esforços estatais de ocupação e povoamento do interior do país.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C – Certo

Tema central da questão:

A questão aborda a dinâmica da urbanização e industrialização no Brasil durante a República Liberal (1945-1964), ressaltando os fatores que impulsionaram a urbanização: o crescimento industrial nas grandes cidades e os esforços do Estado para povoar e desenvolver o interior.

Resumo teórico:

No período de 1945 a 1964, o Brasil passou por grandes transformações sociais e econômicas. O país viveu um processo intenso de industrialização, principalmente em áreas urbanas como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esse crescimento econômico estimulou a migração do campo para as cidades, aumentando a urbanização.

Simultaneamente, houve políticas estatais de incentivo ao povoamento do interior, como a Marcha para o Oeste no Governo Vargas e, posteriormente, a construção de Brasília (inaugurada em 1960) no governo Juscelino Kubitschek. Essas ações buscavam descentralizar o desenvolvimento e integrar regiões afastadas ao restante do país (FAUSTO, Boris. História do Brasil. Edusp, 2015).

Justificativa da alternativa correta:

A frase apresentada está correta porque o processo de urbanização brasileiro nesse período foi impulsionado tanto pela industrialização acelerada das grandes cidades quanto por iniciativas estatais para interiorizar o desenvolvimento. O êxodo rural foi incentivado pela oferta de empregos urbanos, enquanto projetos como a transferência da capital para Brasília promoveram a ocupação de áreas antes pouco povoadas.

Esses dois movimentos – crescimento industrial-urbano e ocupação do interior – são marcas centrais da modernização brasileira nesse momento histórico.

Estratégias para interpretação:

Ao analisar esse tipo de questão, fique atento à menção de fatores múltiplos. Quando o enunciado relaciona urbanização a mais de um fator (industrialização + políticas de interiorização), busque lembrar dos grandes projetos nacionais e do contexto de desenvolvimento econômico da época. Pegadinhas comuns envolvem afirmar que apenas um fator explica o fenômeno, quando normalmente há múltiplas causas interligadas.

Conclusão:

A alternativa está correta, pois representa de maneira fiel a realidade histórica do período ao considerar tanto a industrialização das cidades quanto as políticas de ocupação do interior como fatores do processo de urbanização do Brasil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo.

Durante a República Liberal (1945-1964), o Brasil passou por um acelerado processo de urbanização. Esse fenômeno esteve ligado principalmente ao crescimento industrial nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, que atraíram grandes contingentes de trabalhadores migrantes, especialmente das áreas rurais. Ao mesmo tempo, o governo promoveu esforços de ocupação e povoamento do interior, como parte de projetos de desenvolvimento nacional, sendo um exemplo marcante a construção de Brasília, inaugurada em 1960.

A República Liberal (1945-1964) foi um período democrático da história do Brasil, que se iniciou com o fim da Era Vargas e terminou com o Golpe Civil-Militar de 1964. Também conhecida como Quarta República ou República Populista, este período foi marcado por: 

  • Forte industrialização
  • Alinhamento do Brasil com os EUA na Guerra Fria
  • Tentativas de golpe e quebras de regras democráticas
  • Presidências de Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart
  • Amadurecimento de intelectuais, escritores, arquitetos, pintores, poetas e músicos

A República Liberal foi caracterizada por uma série de governos que se esforçavam para estabelecer uma relação mais direta com as massas populares. Os principais partidos entre 1946 e 1964 eram o PSD, a UDN e o PTB. 

O período terminou em 1964 com o Golpe Civil-Militar, que deu início à Ditadura Militar no Brasil. A deposição de João Goulart foi motivada pela desordem social e econômica e pela subversão comunista nas Forças Armadas.

PMAL/2025

SERTÃO!!!

Jk Incentivou a política de interiorização do Brasil, incluindo a construção da capital Brasília.

Gabarito C

Entre 1945 e 1964, o Brasil vivenciou um processo de urbanização acelerado, impulsionado por dois fatores principais. Por um lado, a industrialização nas grandes cidades, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, atraiu uma grande quantidade de trabalhadores para as áreas urbanas, resultando no crescimento das cidades e na expansão da infraestrutura industrial e comercial.

Por outro lado, o governo também incentivou a ocupação e povoamento do interior do país, buscando integrar as regiões menos desenvolvidas, como o Centro-Oeste e o Norte, por meio de projetos de colonização e incentivos à agricultura, como a construção de Brasília e a implementação de políticas de interiorização.

CFOPMBA

CERTO !

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo