Avalie as afirmações sobre o AEE. I- Deve integrar a propos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3876838 Pedagogia
Avalie as afirmações sobre o AEE.

I- Deve integrar a proposta pedagógica da escola e envolver a participação da família, de forma a garantir o pleno acesso e a participação do estudante na comunidade escolar.
II- Deve buscar auxiliar para que sejam assistidas as necessidades específicas dos alunos atendidos, sendo fundamental que as ações sejam realizadas em articulação com as demais políticas públicas.
III- Deve assegurar que os alunos com deficiência tenham acesso a conhecimentos e recursos que se diferenciam do currículo do ensino comum, quando necessário, para que ultrapassem as barreiras impostas pela deficiência.
IV- Sua prática pedagógica deve ser subordinada e definida exclusivamente pelos conteúdos e contextos de aprendizagem estipulados pelo professor da sala comum, funcionando como uma monitoria ou reforço escolar dos temas ministrados em aula.

Está correto apenas o que se afirma em  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O ponto decisivo é que a definição normativa do AEE o vincula à proposta pedagógica da escola, à participação da família e à articulação com as demais políticas públicas, além de não o tratar como reforço escolar ou subordinação exclusiva à sala comum. Por isso, a alternativa correta é a que reúne I, II e III.

Tema central: caracterização do AEE
Análise das alternativas
A
Errada
Está incorreta porque, embora I e III estejam corretas, exclui a II, que também está de acordo com a caracterização normativa do AEE, especialmente quanto à articulação com outras políticas públicas e ao atendimento das necessidades específicas.
B
Errada
Está incorreta porque inclui a IV, que contraria a natureza do AEE. O atendimento não é definido exclusivamente pelo professor da sala comum e não se reduz a monitoria ou reforço escolar.
C
Errada
Está incorreta porque, além de incluir a IV, que é incompatível com a função do AEE, exclui I e III, que estão corretas segundo a norma que trata da integração à proposta pedagógica e da oferta de recursos e estratégias para eliminação de barreiras.
D
Certa
A alternativa D está certa porque reúne as assertivas compatíveis com a definição normativa do AEE. A afirmativa I está de acordo com a regra de que o atendimento integra a proposta pedagógica da escola e envolve a participação da família. A II também corresponde ao AEE, que deve atender necessidades específicas em articulação com as demais políticas públicas. A III igualmente se ajusta ao conceito, pois o AEE organiza conhecimentos, recursos de acessibilidade e estratégias diferenciadas quando necessário. Já a IV fica de fora porque descaracteriza o atendimento ao tratá-lo como monitoria ou reforço escolar subordinado exclusivamente ao professor da sala comum.
E
Errada
Está incorreta porque inclui a IV, que descreve indevidamente o AEE como reforço/subordinação à sala comum, e exclui a I, apesar de a participação da família e a integração à proposta pedagógica serem elementos normativos do atendimento.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar o AEE como se fosse reforço escolar ou mera extensão da sala comum, quando sua função é complementar ou suplementar, com organização pedagógica própria voltada à eliminação de barreiras.
Dica para questões semelhantes
  • Se a assertiva apresentar o AEE como integrado à proposta pedagógica da escola e com participação da família, a tendência é estar correta.
  • Se mencionar articulação com outras políticas públicas e atendimento a necessidades específicas, isso é compatível com a definição do AEE.
  • Se o texto reduzir o AEE a reforço escolar, monitoria ou repetição do conteúdo da classe comum, a assertiva deve ser descartada.
  • Quando aparecer diferenciação de recursos, acessibilidade e estratégias em relação ao currículo comum, isso pode sustentar a correção, desde que a finalidade seja remover barreiras.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo