Julgue (C ou E) o item subsequente, relativos à vida políti...
A separação política entre Brasil e Portugal em 1822 não foi imediatamente aceita em todo território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas, no Norte, no Mato Grosso e na Cisplatina.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A independência do Brasil em 1822 não foi plenamente aceita em diversas regiões do território. No Norte, na Cisplatina e no Mato Grosso, líderes locais mantiveram laços com Portugal, dificultando o processo de unificação sob o novo governo do Império do Brasil. Essas resistências contaram com o apoio de tropas portuguesas, que tentaram reverter a separação política. Conflitos armados ocorreram nesses locais, como a Campanha da Bahia e a repressão na região do Grão-Pará. O governo de D. Pedro I precisou atuar militarmente para consolidar a independência, garantindo o controle das províncias e reafirmando a soberania nacional diante dessas resistências.
Gabarito - CERTO
Referência:
Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato, não foi imediatamente aceita em todo o território nacional, pois havia pessoas do "partido português" que eram contra a independência e eram a favor que o Brasil voltasse a ser colônia de Portugal
Explicação
- A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por D. Pedro I, às margens do rio Ipiranga.
- No entanto, a separação não foi aceita imediatamente em todo o território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas.
- Os conflitos aconteceram nas províncias do Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia.
- O reconhecimento da independência do Brasil por Portugal só aconteceu em 29 de agosto de 1825, através do Tratado de Paz e Aliança.
- O acordo previa que o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
A independência do Brasil foi um processo histórico que definiu a trajetória política e social do país, moldou a identidade nacional e estabeleceu os alicerces para a construção de uma nação soberana.
SERTÃO!!!
Gabarito C
A separação política entre Brasil e Portugal em 1822 não foi imediatamente aceita em todo o território nacional. No Norte, no Mato Grosso e na Cisplatina, chefes de províncias resistiram à independência, apoiados por tropas portuguesas.
Esses focos de resistência resultaram em conflitos, como a Guerra de Independência no Norte e no Sul, até que a autoridade de Dom Pedro I fosse consolidada em todo o Brasil.
CFOPMBA
Gabarito inicial: CERTO
Após recurso a questão foi anulada, pois não há definição sobre se houve foco de resistência com tropas portuguesas no Mato Grosso.
Questão anulada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo