“As atividades da Administração, seus poderes, atos, a gestã...
“As atividades da Administração, seus poderes, atos, a gestão de seus bens se operacionalizam pelo trabalho dos servidores públicos, ou seja, pelas pessoas que mantêm vínculo de trabalho com a Administração, o chamado pessoal da Administração. Cabe aos servidores, primordialmente, fazer a Administração funcionar.”
(MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 17. ed. São Paulo: RT, 2013, p. 299.).
Sobre o tema servidores públicos, segundo a Constituição Federal de 1988, leia as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
I. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III. É expressamente vedada a perda de qualquer cargo ou função pública mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
É CORRETO apenas o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário do Gabarito – Servidores Públicos na Constituição Federal de 1988
Tema central: O tema é a situação jurídica dos servidores públicos segundo a Constituição Federal, especialmente quanto à extinção de cargo, divulgação de remuneração e avaliação de desempenho para perda do cargo.
Legislação aplicada:
- Art. 41, § 3º, CF/88: “Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.”
- Art. 39, § 6º, CF/88: “Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.”
- Art. 41, § 1º, III, CF/88: Permite a perda do cargo por avaliação periódica de desempenho, desde que haja lei complementar e ampla defesa.
Alternativa correta: B) I e II.
Justificativa: Ambas as assertivas I e II correspondem literalmente à Constituição Federal, conforme os artigos destacados acima. Já a III está claramente errada, pois a avaliação periódica de desempenho não é vedada, pelo contrário, é expressamente autorizada, desde que respeitados a lei complementar e a ampla defesa.
Exemplo prático: Se um município extingue determinado cargo por reestruturação administrativa, o servidor estável não é automaticamente exonerado: ele fica em disponibilidade, recebendo proporcionalmente ao tempo de serviço, até novo aproveitamento.
Análise das alternativas:
- A) I e III: Errada – III contradiz o art. 41, §1º, III, da CF/88.
- B) I e II: CORRETA – Ambas estão em consonância com a CF/88.
- C) I: Incompleta – II também está correta.
- D) II: Incompleta – I também está correta.
Pegadinha: Atenção à palavra “vedada” na III! Muitos candidatos não percebem a inversão do sentido original da norma constitucional.
Jurisprudência: O STF confirma (ADI 2.135) que a avaliação periódica de desempenho é hipótese válida de perda do cargo, desde que obedeça à lei e ao contraditório.
Doutrina: Segundo Odete Medauar, a estabilidade protege o servidor, mas a CF admite exceções para promover eficiência e controle na Administração.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II) Art. 39. § 6º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III) Art. 41. § 1º III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
I) § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com REMUNERAÇÃO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II) § 6º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão ANUALMENTE os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III) § 1º O SERVIDOR PÚBLICO ESTÁVEL SÓ PERDERÁ O CARGO:
III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada AMPLA DEFESA.
GABARITO -> [B]
Gab B
I- art 41- §3- Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor público estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
II- §6- Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão ANUALMENTE os valores do subsidio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
III- Art 41-§1- O servidor público estável só perderá o cargo:
I- em virtude de sentença judicial transitado em julgado
II- Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa
III- mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada ampla defesa.
Obs: Efeitos de disponibilidade : remuneração proporcional ao tempo de serviço
Aposentadoria: tempo de contribuição
b)
I e II.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo