De acordo com os fenótipos ...
De acordo com os fenótipos associados à paralisia supranuclear progressiva, são aspectos centrais da Síndrome de Richardson:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Esta questão aborda fenótipos clínicos da Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP), com ênfase na Síndrome de Richardson, que é o tipo clássico dessa doença neurodegenerativa. Saber identificar corretamente seus sinais caracteriza competência essencial para o diagnóstico diferencial de distúrbios do movimento.
Justificativa da alternativa correta (C): A Síndrome de Richardson se manifesta, de acordo com os critérios da NINDS-SPSP, por três pontos principais:
- Disfunção da motricidade ocular extrínseca vertical: surge precocemente, dificultando movimentos voluntários dos olhos para cima e para baixo.
- Instabilidade postural precoce: quedas frequentes e inexplicadas, geralmente no primeiro ano.
- Quedas recorrentes: representam, juntamente com a instabilidade, um dos achados mais precoces.
De maneira objetiva, os clássicos manuais de neurologia (como Adams & Victor – Principles of Neurology e o Manual MSD) e diretrizes clínicas (NINDS-SPSP) reafirmam: “A Síndrome de Richardson caracteriza-se por paralisia supranuclear do olhar (predominantemente vertical), instabilidade postural inicial e quedas frequentes.”
Análise das alternativas incorretas:
A) Embora a disfunção da motricidade ocular faça parte da síndrome, a alternativa está incompleta, pois não cita a instabilidade postural e quedas, essenciais para o diagnóstico da Síndrome de Richardson.
B) A apraxia progressiva da fala e afasia primária não fluente compõem espectro de variantes corticobasais, não sendo centrais na PSP-Richardson.
D) Embora exista um fenótipo parkinsoniano na PSP, seus sinais não são centrais na Síndrome de Richardson.
E) O quadro cognitivo-comportamental pode ocorrer, mas não define o fenótipo central descrito na Síndrome de Richardson.
Destaque para a estratégia em provas: Atente-se a termos como “aspectos centrais” e “fenótipo”. O examinador pode tentar confundir apresentando características de subtipos ou sintomas menos comuns. Procure sempre reconhecer o quadro clínico típico nas alternativas e elimine opções incompletas ou genéricas.
Referência: Segundo a NINDS-SPSP, “paralisia supranuclear do olhar vertical, instabilidade postural precoce e quedas frequentes são pilares do diagnóstico da Síndrome de Richardson.”
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo