Analise as afirmativas abaixo sobre o uso do correio eletrôn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095245 Redação Oficial
Analise as afirmativas abaixo sobre o uso do correio eletrônico na administração pública.
1. O correio eletrônico deve ser usado para comunicação entre servidores públicos. 2. O correio eletrônico não deve ser usado na comunicação com servidores públicos do Poder Judiciário. 3. Há restrições legais no uso de correio eletrônico na comunicação com representantes do governo federal e integrantes do Congresso Nacional. 4. O correio eletrônico deve ser utilizado na comunicação da administração pública com cidadãos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

Tema central: O foco da questão é o uso do correio eletrônico (e-mail) na administração pública. É importante entender quais são as diretrizes para as comunicações oficiais entre servidores, órgãos e cidadãos, conforme normas de redação oficial e manuais administrativos.

Resumo teórico: O correio eletrônico é um meio eficiente, ágil e formal de comunicação na administração pública, sendo amplamente aceito para troca de informações entre servidores, setores, órgãos públicos e, também, com cidadãos. A legislação e os manuais, como o Manual de Redação da Presidência da República, preveem o uso do e-mail para assuntos oficiais, desde que observados os princípios da impessoalidade, formalidade e segurança. Não existe vedação ao uso do e-mail para comunicação entre diferentes poderes ou com representantes políticos, salvo quando a lei exigir forma específica (por exemplo, documentos que exijam assinatura física/digital autenticada).

Justificativa da alternativa correta:

Afirmativa 1: Correta. O correio eletrônico é um canal apropriado e usual para comunicação entre servidores públicos no desempenho de suas funções.

Afirmativa 4: Correta. O e-mail também pode ser utilizado na comunicação da administração pública com cidadãos, reforçando transparência e agilidade administrativa.

Análise das afirmativas incorretas:

Afirmativa 2: Incorreta. Não há restrição normativa que impeça o uso do e-mail para comunicação com servidores do Poder Judiciário. O princípio da publicidade e eficiência permite essa prática.

Afirmativa 3: Incorreta. Não existem “restrições legais” para o uso do correio eletrônico com representantes do governo federal ou do Congresso Nacional, salvo normas internas específicas, o que não é regra geral.

Estratégia de interpretação: Para questões desse tipo, leia atentamente cada afirmativa buscando palavras restritivas como “não deve”, “restrições legais”, e confronte com seus conhecimentos das normas oficiais. Fique atento a possíveis “pegadinhas” com generalizações.

Conclusão: A alternativa B está correta, pois apenas as afirmativas 1 e 4 correspondem ao uso adequado e permitido do correio eletrônico segundo a redação oficial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo