A respeito do servidor público, analise as afirmativas a seg...
I. O servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na construção social.
II. Ao contrário das pessoas que desempenham cargos políticos, cargos de confiança ou que são servidores temporários, o servidor público permanece desempenhando sua função, anos e anos a fundo, tornando-se profundo conhecedor da gerência de prestação de serviços ao cidadão.
III. A estabilidade dos servidores somente se justifica se ela assegura, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade da gestão da coisa pública.
Assinale
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão em análise aborda as disposições sobre servidores públicos, tema central do Direito Constitucional, especialmente no que tange à estabilidade e às funções desempenhadas por esses servidores. Vamos analisar as afirmativas uma a uma.
I. O servidor público, qualquer que seja sua formação ou função desempenhada, é um importante agente na construção social.
Esta afirmativa está correta. Os servidores públicos são essenciais para a implementação de políticas públicas e para o funcionamento do Estado, independentemente de suas funções ou formação. Eles garantem a continuidade e a eficiência dos serviços públicos, sendo agentes fundamentais na construção e manutenção do tecido social.
II. Ao contrário das pessoas que desempenham cargos políticos, cargos de confiança ou que são servidores temporários, o servidor público permanece desempenhando sua função, anos e anos a fundo, tornando-se profundo conhecedor da gerência de prestação de serviços ao cidadão.
Esta afirmativa também está correta. A estabilidade é uma característica dos servidores efetivos, permitindo que eles acumulem conhecimento e experiência ao longo do tempo, o que não ocorre com cargos políticos ou de confiança, que são de livre nomeação e exoneração, ou com servidores temporários, que têm vínculos por tempo determinado.
III. A estabilidade dos servidores somente se justifica se ela assegura, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade da gestão da coisa pública.
A afirmativa III está correta. A estabilidade é um mecanismo que protege o servidor de pressões políticas, permitindo que ele atue de acordo com o interesse público e com os princípios constitucionais da administração pública, como a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o Art. 37 da Constituição Federal.
Assim, a alternativa correta é a letra D, pois todas as afirmativas estão corretas.
Para ilustrar, considere um servidor público que trabalha no setor de saúde. Ao longo dos anos, ele adquire experiência e conhecimento que lhe permitem otimizar processos, aumentar a eficiência e garantir que o atendimento ao cidadão seja feito de maneira mais eficaz. Essa continuidade não seria possível sem a estabilidade proporcionada pelo regime jurídico dos servidores públicos.
Portanto, a estabilidade serve tanto para proteger o servidor quanto para garantir que a administração pública funcione de forma contínua e impessoal, preservando o interesse público.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tive uma confusão absurda na alternativa ll.
Espero que ajude, caso alguem tenha também
Mas o que ela trás é que o servidor públlico efetivo... "anos e anos a fundo..." Resumindo, possui estabilidade.
Já cargos politicos, servidores temporários e cargos de confiança não permanecem desempenhando a sua função anos e anos a fundo pois nao possuem estabilidade de um concursado.
Gabarito D
Extremamente subjetivo. Conheço uns 30 servidores do órgão que eu trabalho que não fazem a menor ideia do que estão fazendo, mesmo estando lá há mais de 20 anos. kkkkkkkkkk
III. A estabilidade dos servidores somente se justifica se ela assegura, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade da gestão da coisa pública.
COMO ASSIM? ESSE "SOMENTE" ME TIROU DA QUESTÃO! INFELIZMENTE! FAZER PROVA É ISSO! NÃO DAR PRA ACERTAR TODAS!!!
III. A estabilidade dos servidores somente se justifica se ela assegura, de um lado, a continuidade e a eficiência da Administração e, de outro, a legalidade e impessoalidade da gestão da coisa pública.
COMO ASSIM? ESSE "SOMENTE" ME TIROU DA QUESTÃO! INFELIZMENTE! FAZER PROVA É ISSO! NÃO DAR PRA ACERTAR TODAS!!!
Questão formulado de forma subjetiva (da cabeça do avaliador). Resposta depende do seu humor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo