Considere os fatores abaixo. I. Conhecimento detalhado da p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q609941 Auditoria Governamental
Considere os fatores abaixo.

I. Conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade.

II. Existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos de Auditoria Interna.

III. O conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes e relacionados.

Esses fatores são relevantes na execução dos trabalhos de auditoria, especificamente para a fase de 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A – planejamento.

Tema central: A questão explora a fase de planejamento da auditoria governamental, parte fundamental do processo de auditoria. O planejamento é quando o auditor reúne informações para entender o contexto, identificar riscos e definir os procedimentos mais adequados para o trabalho.

Resumo teórico: O planejamento de auditoria é regido, por exemplo, pelas Normas de Auditoria Governamental (NBASP 200 e 300 da INTOSAI/COSO) e pelo Manual de Auditoria Interna do Poder Executivo Federal. Nessa etapa, o auditor:

  • Conhece profundamente a entidade auditada (estrutura, políticas, gestão de riscos);
  • Analisa trabalhos anteriores e suas providências;
  • Considera entidades associadas e partes relacionadas para delimitar o escopo;
  • Define riscos, objetivos, métodos e extensão dos procedimentos.

Esses fatores garantem um direcionamento eficaz e seguro para a execução dos trabalhos.

Justificativa da alternativa correta:

Todos os fatores apresentados (I, II e III) são condições típicas da fase de planejamento. Conhecer detalhadamente a política de riscos, mapear entidades relacionadas e estudar trabalhos anteriores são atividades indispensáveis para preparar a auditoria, definir prioridades e evitar desperdício de recursos.

Análise das alternativas incorretas:

  • B – comunicação de resultados: Refere-se à elaboração e divulgação do relatório final, não ao levantamento prévio de informações.
  • C – testes de auditoria: Ocorrem na fase de execução após o planejamento, quando se aplicam procedimentos específicos.
  • D – especificação de resultados: Não é uma etapa formal do processo; resultados são especificados no relatório final.
  • E – detalhamento de achados de auditoria: Relaciona-se com a documentação de problemas identificados, normalmente após os testes.

Estratégia para interpretação: Observe palavras como “conhecimento prévio”, “escopo”, “trabalhos anteriores” — todas indicam preparação, típica do planejamento. Cuidado para não confundir atividades de preparação com execução ou comunicação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A


Planejamento da Auditoria Interna
O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende  os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

a)o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;
b)o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;
c)a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;
d)a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;
e)o uso do trabalho de especialistas;
f)os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela  complexidade das transações e operações;
g)o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;
h)as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos;
i)o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.



Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/legislacao/normas/auditoria.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo