A epilepsia é uma doença neurológica crônica que se caracte...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O foco é a caracterização clínica da epilepsia, abrangendo sua apresentação, diagnóstico e possíveis comorbidades neuropsiquiátricas.
Análise da alternativa correta (D):
A alternativa D aborda corretamente a ampla variação das manifestações clínicas da epilepsia: crises epilépticas podem ser breves ou prolongadas, localizadas ou generalizadas. Os sintomas podem ser motores, sensoriais, autonômicos ou psíquicos. Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Epilepsia do Ministério da Saúde, "as manifestações clínicas da epilepsia variam amplamente [...], sua descrição detalhada é essencial para o diagnóstico correto. Além disso, a epilepsia pode estar associada a comorbidades neuropsiquiátricas, como transtornos de humor e cognição." (PCDT, 2019)
Esses dados estão de acordo também com o Harrison’s Principles of Internal Medicine e revisões recentes da International League Against Epilepsy (ILAE), que destacam a importância de caracterizar a crise de maneira detalhada, além de avaliar comorbidades tais como ansiedade e depressão.
Análise das alternativas incorretas:
A) Apesar de citar corretamente etiologias como trauma, AVC, tumores e infecções, há informações imprecisas: hiperglicemia, doenças da tireoide e anemia não são causas clássicas de epilepsia. Normalmente, distúrbios metabólicos causadores de crises incluem hipoglicemia, hiponatremia e hipocalcemia (PCDT; UpToDate).
B) Erra ao definir crises tônico-clônicas generalizadas como "pequeno mal". Crises de pequeno mal referem-se às crises de ausência, caracterizadas por breve perda de consciência sem queda ao solo, olhar fixo e ausência de resposta. As crises tônico-clônicas (antigamente denominado "grande mal") envolvem rigidez muscular seguida de movimentos clônicos e, geralmente, queda.
C) Apesar de abordar corretamente a relação com distúrbios metabólicos, traz erro conceitual: o correto é GABA (ácido gama-aminobutírico), e não "GAMA". Além disso, distúrbios de eletrólitos tipicamente associados a epilepsia são hiponatremia, hipocalcemia e não apenas alterações ácido-base.
Estratégia para provas: Atenção à terminologia correta (pequeno mal, grande mal, GABA), etiologias comprovadas na literatura e à descrição detalhada das crises como fundamental no diagnóstico.
Conclusão: A alternativa D é a única alinhada aos protocolos oficiais e evidências científicas recentes sobre epilepsia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo