Está previsto no documento do CNAS Tipificação Nacional de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102831 Serviço Social
Está previsto no documento do CNAS Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009) que o serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas deve ser provido por meio de articulação das seguintes redes, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema central da questão: A questão aborda a articulação de redes no serviço de acolhimento para crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009). Esse tema é essencial para compreender como os serviços socioassistenciais são estruturados e geridos no Brasil.

Resumo teórico: O acolhimento familiar é uma medida prevista pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que visa proteger crianças e adolescentes em situação de risco. Esse serviço deve ser realizado em articulação com diversas redes de proteção e apoio, como os órgãos de defesa dos direitos e programas de inclusão social. O documento da Tipificação Nacional especifica quais redes devem ser envolvidas, excluindo aquelas que não têm papel direto na proteção social.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa A - Sistema de Segurança Pública está correta como exceção. O Sistema de Segurança Pública não é uma rede diretamente responsável pela organização do acolhimento familiar. Embora trabalhe na proteção da sociedade, seu foco principal é a segurança e não a proteção social e acolhimento de crianças e adolescentes, que é o foco das redes mencionadas nos serviços socioassistenciais.

Análise das alternativas incorretas:

B - Órgãos do Sistema de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente: Esses órgãos são essenciais para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e, portanto, são parte da articulação necessária para o acolhimento familiar.

C - Programas e projetos de formação para o trabalho e de profissionalização e inclusão produtiva: Esses programas são importantes para a inclusão social e econômica dos acolhidos, ajudando na sua formação e eventual emancipação.

D - Serviços, programas e projetos de instituições não governamentais e comunitárias: As instituições não governamentais e comunitárias são parceiras essenciais na execução de políticas públicas e no apoio ao acolhimento familiar, complementando a rede de proteção social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

? ARTICULAÇÃO EM REDE:

- Serviços socioassistenciais de proteção social básica e proteção social especial;

- Serviços públicos locais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, segurança pública e outros conforme necessidades;

- Conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos de segmentos específicos;

- Instituições de ensino e pesquisa;

- Serviços de enfrentamento à pobreza;

- Programas e projetos de preparação para o trabalho e de inclusão produtiva; e

- Redes sociais locais: associações de moradores, ONG?s, entre outros.

? Fonte: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

GABARITO: A (RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.)

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA: Serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é oresponsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar

o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.

ARTICULAÇÃO EM REDE:

- Órgãos do Sistema de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente;

- Demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos;

- Serviços socioassistenciais e serviços de políticas públicas setoriais.

- Programas e projetos de formação para o trabalho e de profissionalização e inclusão produtiva.

- Serviços, programas e projetos de instituições não governamentais e comunitárias.

 Olá, companheiras (os)!

 

A palavra SISTEMA de Segurança Pública , na alternativa A, generaliza; quando, na verdade , o correto seria  SISTEMA  dos órgãos que atuam na defesa da garantia dos direitos das crianças e dos adoelsccentes.

 

O Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária contempla o Programa de Famílias Acolhedoras, cujo programa se caracteriza por um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, na residência de famílias acolhedoras, afastados da família de origem por medida protetiva. Essa modalidade de atendimento visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes, até que seja possível a reintegração familiar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo