Um experimento de cromatografia em camada fina, utilizando p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1122808 Farmácia
Um experimento de cromatografia em camada fina, utilizando placa de alumínio com sílica ligada (fase reversa C-18) como fase estacionária produziu, o resultado a seguir. Sabendo que o eluente utilizado foi metanol: água (0,5:1,0) e, que a amostra continha as 3 substâncias a seguir representadas, relacione o número de cada mancha na CCD com as estruturas químicas (A, B, ou C) e marque a opção correta.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em fase Normal (geralmente sílica): Substâncias apolares eluem mais rapidamente que substâncias polares, porque os compostos polares possuem maiores interações com a fase estacionária (polar).

Em fase reversa (-C2; -C8 e -C18): Substâncias polares eluem mais rapidamente que as apolares, porque os compostos apolares possuem maior interação com a fase estacionária (apolar).

Além disso, substâncias com maior peso molecular (e a mesma polaridade) eluem mais lentamente que os análogos menores (menores interações Van der Waals).

C é apolar e B é muito mais apolar que A. Logo, C é a mais retida, enquanto B é a menos retida.

ESTRUTURA A: polaridade intermediária, migra mais do que C e menos do que B.

ESTRUTURA B: maior número de hidroxilas, portanto, maior polaridade. Múltiplo grupos OH formam ligações de hidrogênio com a fase móvel (polar). Corre primeiro e mais rápido, por isso 3.

ESTRUTURA C: presença de anel aromático indica caráter apolar + baixa quantidade de grupos polares + predomínio de ligações C-H e C-C= estrutura menos polar. Portanto, fica mais retida na fase estacionária (Apolar), por isso, posição 1.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo