A didática da matemática nos anos iniciais, fundamentada em...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: BNCC, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (trecho introdutório): “A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.” e “Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.”; BNCC, Matemática, habilidade EF02MA06: “(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.”; BNCC, Matemática, habilidade EF02MA07: “(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.”
- Em Matemática nos anos iniciais, procure a alternativa que traga resolução e elaboração de problemas, não repetição mecânica de contas.
- Se a opção valoriza estratégias pessoais do aluno antes da formalização convencional, ela tende a estar alinhada à BNCC.
- Material concreto e jogos só estão corretos quando inseridos com intencionalidade pedagógica e reflexão; isoladamente, não bastam.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo