Os jornais operários fundados em diferentes cidades brasileiras no início do século XX, produzidos
de modo artesanal pelos próprios operários e, por vezes, com periodicidade incerta, não atraíram,
no momento em que circularam o interesse de grandes bibliotecas e arquivos.
A ausência dos periódicos referidos nas instituições de guarda teve como objetivo: