Assinale a alternativa correta a respeito dos restos a pagar...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa CORRETA é a C) Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.
A alternativa "C" reproduz diretamente o conceito e a disciplina estabelecida no Artigo 36 da Lei nº 4.320/1964:
Processadas: Despesas empenhadas e já liquidadas (serviço prestado/bem entregue) que aguardam apenas a fase do pagamento.
Não Processadas: Despesas empenhadas, mas ainda não liquidadas (em fase de execução) até o encerramento do exercício financeiro.
A) INCORRETA: Conforme o Artigo 36, parágrafo único, da Lei 4.320/64, os empenhos a conta de créditos com vigência plurianual que não forem liquidados serão computados como Restos a Pagar no último ano da vigência do crédito, e não em qualquer ano a critério do ordenador.
B) INCORRETA: A distinção entre processadas e não processadas é fundamental técnica e financeiramente, inclusive porque as processadas geram direito adquirido ao credor (já houve liquidação), enquanto as não processadas podem ser anuladas ou canceladas.
D) INCORRETA: Os serviços da dívida a pagar não integram a classificação de Restos a Pagar. O Artigo 92 da Lei 4.320/64 traz a composição exata da Dívida Flutuante: "A dívida flutuante compreende: I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; II - os serviços da dívida a pagar; III - os depósitos; IV - os débitos de tesouraria."
E) INCORRETA: Nos termos do Artigo 67 da Lei 4.320/64, o registro far-se-á por exercício e por credor, fazendo-se expressa distinção entre as despesas processadas e as não processadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo