No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 003 |
Q1673942 Medicina
Um paciente etilista deu entrada no pronto-socorro com intensa dor na região torácica, associado a vômitos, após realizar grande esforço. A dor é localizada na região retroesternal e em abdome superior, de início agudo e de forte intensidade. Quanto a comorbidades, informa tratamento para úlcera gástrica há um ano. Queixa-se de odinofagia associada ao quadro de dor no peito. Ao exame físico, constatam-se abdome doloroso sem sinal de irritação peritoneal, PA = 150 mmHg x 100 mmHg, FC = 130 bpm, FR = 30 irpm e SatO2 = 93% AA. Realizou raios X de tórax, representado na imagem a seguir.  

Disponível em: <https://tuasaude.com,br> . Acesso em: 12 nov. 2020.

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


De acordo com os sintomas, relatados pelo paciente, de odinofagia e dor torácica, espera-se o acometimento do esôfago proximal.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é incorreta. O termo "odinofagia" refere-se à dor ou desconforto ao engolir, o que poderia sugerir uma condição esofágica. No entanto, a descrição clínica do paciente sugere mais provavelmente uma condição cardíaca ou gastrointestinal como causa da dor torácica, ao invés de uma afecção do esôfago proximal. O paciente é um etilista, com histórico de úlcera gástrica e apresenta dor na região retroesternal e no abdome superior, juntamente com pressão alta e taquicardia. Esses sintomas, sobretudo a dor associada ao esforço físico, estão mais associados a condições como infarto agudo do miocárdio ou uma crise de úlcera gástrica, do que problemas no esôfago proximal. Portanto, apesar da presença de odinofagia, a informação apresentada não permite esperar especificamente o acometimento do esôfago proximal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo