Durante uma reunião de capacitação na agência de saneamento...
I.Resíduos contaminados com produtos químicos utilizados na manutenção das instalações da agência, como solventes e graxas, devem ser descartados no coletor de resíduos orgânicos, pois são de origem natural.
II.A coleta seletiva contribui para a redução do volume de resíduos encaminhados a aterros sanitários, favorecendo a reciclagem de materiais e a preservação ambiental.
III.Os sacos plásticos utilizados para o armazenamento temporário de resíduos sólidos devem ser substituídos quando estiverem com seu volume preenchido em até 2/3 da capacidade, evitando rompimentos e contato direto dos trabalhadores com os resíduos.
Está(ão) correta(s):
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A decisão dependia de verificar que a afirmativa I é falsa e que as afirmativas II e III são verdadeiras.
- Na segregação de resíduos, a contaminação e o risco prevalecem sobre a alegada origem do material.
- Ao avaliar coleta seletiva, confirme se a afirmativa relaciona corretamente reciclagem e redução do envio a aterros, sem afirmar eliminação total do aterro.
- Regras operacionais de acondicionamento, como limitar o enchimento do saco a cerca de 2/3, devem ser reconhecidas como medidas de segurança do trabalhador.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo