Acerca da ação do cirurgião frente ao paciente em choque, an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1238969 Medicina
Acerca da ação do cirurgião frente ao paciente em choque, analise as afirmativas a seguir:    I - A artéria radial é o local mais apropriado para acesso arterial de monitorização de pressão arterial invasiva (PAI) em adultos. O risco de isquemia da mão é menor que 10%.    II - A patência da artéria ulnar precisa ser confirmada em pacientes idosos antes da canulação da artéria radial para PAI, a fim de evitar possível isquemia e amputação da mão em caso de trombose da artéria radial canulada.    III - Um acesso venoso seguro é essencial para permitir a infusão rápida de líquidos, produtos sanguíneos e fármacos.    IV - A dissecção da veia safena magna com sua canulação por visão direta é uma opção rápida e viável em pacientes com choque profundo.     Estão corretas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O foco da questão é o manejo do paciente em choque, especialmente quanto ao acesso venoso e arterial adequado em situações de emergência cirúrgica e intensiva. Compreender essas condutas é essencial para garantir suporte hemodinâmico eficaz e seguro.

Justificativa da alternativa correta (C – III e IV, apenas):

III: É fundamental nas situações de choque assegurar um acesso venoso seguro, permitindo administração rápida de fluidos, hemoderivados e fármacos vasoativos. Conforme o Protocolo de Suporte Avançado de Vida do Ministério da Saúde (p. 18), “a obtenção de acesso venoso periférico ou central deve ser prioridade em pacientes instáveis.” Isso é respaldado por obras como o Harrison’s Principles of Internal Medicine e diretrizes de cuidados intensivos (Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva).

IV: A dissecção e canulação direta da veia safena magna é reconhecidamente rápida e viável, especialmente em choque profundo com colapso venoso periférico. Protocolos oficiais reconhecem essa técnica como alternativa válida quando outros acessos são difíceis (PCDT de Suporte Avançado de Vida, p. 18): “Dissecção venosa pode ser indicada em situações de extrema dificuldade para o acesso periférico convencional.”

Análise crítica das alternativas incorretas:

I: Apesar de ser verdadeira a preferência pela artéria radial para PAI devido à sua acessibilidade, o risco de isquemia pode ser subestimado, sendo normalmente citado como menor que 1%, especialmente com técnicas adequadas (UpToDate: Arterial catheterization for invasive blood pressure monitoring). O valor de 10% induz erro.

II: A avaliação da circulação colateral (teste de Allen) deve ser realizada em todos os pacientes, não apenas em idosos, antes da canulação da radial. A restrição da recomendação à população idosa está equivocada (Manual de Procedimentos em Terapia Intensiva, AMIB).

Dicas de prova e possíveis pegadinhas:

Atente-se a recomendações restritivas (“em pacientes idosos”) e valores numéricos generalizantes (“menor que 10%”). Diretrizes costumam ser abrangentes e específicas; fique atento a termos como “sempre” e “apenas”, que podem indicar erro conceitual.

Resumo: As alternativas corretas (III e IV) estão alinhadas com as práticas clínicas e recomendações normativas atuais para o suporte ao paciente em choque. Dominar tais condutas é essencial para garantir segurança e agilidade no atendimento de emergência.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo