Sobre os princípios da gestão de florestas públicas, segund...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932053 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
Sobre os princípios da gestão de florestas públicas, segundo a Lei nº 11.284/2006, assinale a alternativa correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado: Alternativa C

1. Interpretação e legislação aplicável
O tema da questão é princípios da gestão de florestas públicas, regido pela Lei nº 11.284/2006, que estabelece as diretrizes para a gestão de florestas públicas para produção sustentável. Especificamente, pede-se qual princípio está expressamente previsto na lei.

2. Citação legal
Lei nº 11.284/2006, art. 4º, inciso VI: “Art. 4º São princípios da gestão de florestas públicas: (…) VI - o respeito ao direito das populações locais de acesso às florestas públicas e aos benefícios decorrentes de seu uso e conservação;”

3. Tema central da questão
A questão trata da integração de comunidades locais na administração sustentável das florestas públicas, privilegiando a equidade e a conservação, elementos centrais do direito ambiental moderno. Para o cargo de Fiscal, a compreensão desse princípio é essencial na atuação proporcionada à fiscalização e orientação à população.

4. Exemplo prático
Imagine uma comunidade tradicional que coleta frutos e sementes em uma floresta pública. A lei garante que eles continuem tendo acesso ao uso sustentável desses recursos, sem serem excluídos por eventuais concessões florestais.

5. Justificativa da alternativa correta (C)
Ela reflete literalmente o texto do art. 4º, VI. O respeito ao acesso e benefícios para comunidades locais é pilar do modelo brasileiro de gestão florestal, conforme reforça a doutrina (Paulo de Bessa Antunes) e práticas internacionais reconhecidas.

6. Análise das alternativas incorretas

A) Errada. A gestão pode envolver concessões a particulares e não se restringe ao nível federal.
B) Errada. A legislação assegura transparência de documentos ambientais, não seu sigilo.
D) Errada. A identificação das comunidades para destinação ocorre antes da concessão, conforme determina a própria lei.

Pegadinha: As alternativas tentam confundir cronologia e atribuições, então atenção ao texto legal exato!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A está errada, Art. 4º A gestão de florestas públicas para produção sustentável compreende: I - a criação de florestas nacionais, estaduais e municipais, nos termos do art. 17 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, e sua gestão direta; II - a destinação de florestas públicas às comunidades locais, nos termos do art. 6º desta Lei; III - a concessão florestal, incluindo florestas naturais ou plantadas e as unidades de manejo das áreas protegidas referidas no inciso I do caput deste artigo.

A alternativa B está errada, Art. 7º - Parágrafo único. Os relatórios ambientais preliminares, licenças ambientais, relatórios de impacto ambiental, contratos, relatórios de fiscalização e de auditorias e outros documentos relevantes do processo de concessão florestal serão disponibilizados por meio da Rede Mundial de Computadores.

A alternativa C está correta e é o nosso gabarito. O respeito ao direito da população, em especial das comunidades locais, de acesso às florestas públicas e aos benefícios decorrentes de seu uso e conservação é um princípio da gestão de florestas públicas conforme art.2º, III da Lei 11.284/06.

A alternativa D está errada, Art. 6º Antes da realização das concessões florestais, as florestas públicas ocupadas ou utilizadas por comunidades locais serão identificadas para a destinação, pelos órgãos competentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo