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“Tronquinho e Pão de Queijo” estreia nesta
segunda-feira no Gloob
Animação nacional, terceira do canal, trata da
busca pela felicidade. 

    Antes de morrer, o avô de Tronquinho pede que o neto, um menino de 10 anos, cumpra uma promessa importante: encontrar a felicidade. Essa é a busca incessante do garoto nos 26 episódios de “Tronquinho e Pão de Queijo”, animação que o Gloob estreia nesta segunda-feira, às 15h45m. Parceria do canal com a Gava Produções e coprodução da Rio Filme, o desenho, uma comédia de aventura, reitera a proposta do Gloob de investir no produto nacional: em 2013, o canal lançou “Osmar — A primeira fatia do pão de forma”, e em julho deste ano foi a vez de “SOS Fada Manu”. — Desde que o canal foi lançado, em 2012, nós apostamos na produção nacional, parte de uma identificação que queremos gerar com nosso público e que acontece através da produção local. Temos uma plataforma de recebimento de projetos e aceitamos aqueles que têm registro na Ancine — explica Paula Taborda, gerente de conteúdo e programação do Gloob.
A história do menino Tronquinho foi criada por Rodrigo Gava e Eduardo Campos há tempos e demorou dois anos para ser produzida para o Gloob. Inicialmente, a ideia da dupla era transformar as aventuras do personagem em um curta-metragem. Mas os planos não foram adiante. — Na nossa cabeça, o personagem seria muito burro. Só que a ideia não evoluiu, não fizemos o filme, e achamos que ele não seria interessante para uma animação. Então, transformamos Tronquinho num menino ingênuo que tem, como contraponto, seu cachorrinho Pão de Queijo, superinteligente — adianta Rodrigo.
Munido de um mapa mágico, Tronquinho vai atrás da tal felicidade anunciada pelo avô, sem imaginar que se trata de um sentimento. Por isso, ele procura em pessoas ou lugares, mas acaba não achando. No meio dessa caminhada lúdica, ainda se depara com a Bruxa Mocrécia, que atrapalha seus planos.
— Por conta da sua ingenuidade, ele sempre acha que está fazendo a coisa errada, quando está no caminho certo. A brincadeira é que a cada episódio ele leva a felicidade a quem cruza seu caminho — descreve Eduardo Campos.
Embora tenha sido desenvolvida com um olho no mercado internacional, “Tronquinho” conserva características bem brasileiras, como observa Paula Taborda.
— Animação viaja com facilidade para outros países, é algo com o qual as crianças estão acostumadas. Mas a gente produz localmente com olhar global. Eu trabalho a música, o humor brasileiro, referências nos cenários... Em “Detetives do prédio azul”, por exemplo, o prédio tem porteiro. E isso é algo muito do Brasil.
Natália Castro, Jornal O Globo
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