Supondo que, durante a avaliação do estado geral feita nos p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - errado
Tema Central da Questão:
A questão aborda a avaliação inicial em primeiros socorros, com foco em sinais de anisocoria em uma vítima de queda. A anisocoria refere-se à desigualdade no tamanho das pupilas, o que pode indicar uma lesão neurológica.
Resumo Teórico:
Em primeiros socorros, a avaliação da vítima envolve verificar sinais vitais e possíveis lesões. A anisocoria é um sinal clínico que pode indicar uma lesão cerebral, como hemorragia intracraniana. Mesmo sem fraturas na cabeça, a possibilidade de lesão cerebral não deve ser descartada apenas com base na ausência de fraturas, pois as lesões cerebrais podem ocorrer sem sinais externos óbvios.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa correta é E - errado, porque descartar a possibilidade de lesão encefálica apenas com base na ausência de fraturas ou afundamento do crânio é incorreto. A presença de anisocoria é um sinal importante e pode indicar uma lesão grave, exigindo atenção médica imediata, independentemente da presença de fraturas cranianas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A alternativa errada sugere que a ausência de fraturas elimina a possibilidade de uma lesão cerebral, o que é um erro grave em primeiros socorros. As lesões cerebrais podem ocorrer devido a impactos que causam deslocamento ou inchaço do cérebro, sem necessariamente quebrar o crânio. Portanto, a presença de sinais como anisocoria deve sempre ser investigada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado, pois a Anisocoria pode ser resultado de uma lesão causada em decorrencia da queda.
Anisocoria é uma condição caracterizada pelo tamanho (diâmetro) desigual das pupilas. Esta desigualdade pode ser causada por traumas sofridos em um dos hemisférios do cérebro. Ou pode ser observada em alterações oculares dolorosas unilaterais como as ceratites ulcerativas, que causaram miose em um dos olhos enquanto o outro permanece normal, dando a impressão de uma anisocoria.
Sinônimos: dilatação de uma pupila
Anisocoria é uma condição em que a pessoa apresenta pupilas dos olhos de tamanhos diferentes. A anisocoria patológica é um sinal que tem diversas causas, algumas vezes a condição pode ser temporária. Até prove ao contrário, qualquer suspeita de anisocoria não-fisiológica deve ser encarada como uma urgência, principalmente se estiver relacionada com quaisquer sinais de problemas no corpo. Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anisocoria
Anisocoria é uma condição caracterizada pelo tamanho (diâmetro) desigual das pupilas. Esta desigualdade pode ser causada por traumas sofridos em um dos hemisférios do cérebro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo