"O trabalho ainda está em estágios iniciais, mas a equipe ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: AMEOSC Órgão: AMEOSC Prova: AMEOSC - 2026 - AMEOSC - Engenheiro Civil |
Q4149461 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão..

A vacina inédita desenvolvida por inteligência artificial

Inteligência artificial foi usada para desenvolver um tipo de vacina "fundamentalmente novo" que poderia proteger contra amplas variedades de vírus e prevenir pandemias, dizem os pesquisadores.
A equipe da Universidade de Cambridge afirma que é a primeira vez que um componente-chave de uma vacina foi totalmente projetado por IA e depois testado em pessoas.
A vacina foi concebida para funcionar contra todos os coronavírus, o que incluiria todas as variantes da Covid e vírus que infectam animais, mas que poderiam dar origem a uma próxima pandemia.
O trabalho ainda está em estágios iniciais, mas a equipe já está desenvolvendo outras vacinas que poderiam combater a gripe e o Ebola.
Vacinas ensinam o nosso corpo a identificar uma infecção para aumentar as nossas chances de combatê-la.
Mas alguns vírus são eficazes em mudar sua aparência — ou sofrer mutações — de modo que as vacinas podem rapidamente se tornar desatualizadas. É por isso que as vacinas contra Covid e gripe sazonal precisam ser atualizadas regularmente.
"Estamos sempre correndo atrás", disse o professor Jonathan Heeney, da Universidade de Cambridge, acrescentando que "o que estamos tentando fazer é nos antecipar" e avançar o suficiente para proteger contra novos surtos ou pandemias.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckgpgzpyznno
"O trabalho ainda está em estágios iniciais, mas a equipe já está desenvolvendo outras vacinas que poderiam combater a gripe e o Ebola." Com base na concordância verbal analise as afirmativas a seguir:
I.O verbo 'estar' poderia ser flexionado no plural caso a construção fosse alterada para 'uma equipe de médicos', pois estabeleceria concordância com o substantivo plural.
II.O verbo 'poder' está flexionado no plural para concordar com o pronome 'que', uma vez que a concordância deve ser estabelecida com os pronomes relativos.
III.O verbo 'estar' poderia permanecer no singular, caso o sujeito fosse '70% dos médicos', uma vez que com expressões de porcentagem há duas formas de concordância, singular ou plural. 
IV.A concordância com adjetivos é estabelecida com o termo a que o adjetivo se refere, independentemente de esse termo ser núcleo do sujeito ou não.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Alternativas