Leia e assinale a alternativa INCORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: MPT Órgão: MPT Prova: MPT - 2013 - MPT - Procurador do Trabalho |
Q327616 Direito do Trabalho
Leia e assinale a alternativa INCORRETA:


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que aborda o tema Direito Coletivo do Trabalho, especificamente sobre sindicatos e suas funções no contexto jurídico laboral brasileiro.

Alternativa A: O enunciado desta alternativa está incorreto. A definição de "central sindical" na legislação brasileira é encontrada no artigo 1º, parágrafo único, da Lei nº 11.648/2008. A central sindical, conforme a legislação, é uma entidade de representação geral dos trabalhadores a nível nacional, mas não é vista como um simples ente associativo privado composto de organizações sindicais. A formação e as funções das centrais sindicais são mais amplas, com papel de coordenação e representação em maior escala, indo além dos requisitos de filiação.

Alternativa B: Esta alternativa está correta. O conceito de "paralelismo sindical" refere-se à necessidade de correspondência entre as atividades das categorias profissionais e econômicas para que os sindicatos possam legitimamente representar seus filiados em dissídios coletivos. Isso está alinhado com os princípios do direito coletivo do trabalho, que buscam uma representação equitativa e apropriada para a resolução de conflitos.

Alternativa C: Esta alternativa também está correta. A natureza jurídica dos sindicatos no Brasil é de associações privadas com caráter coletivo. Eles têm a função de defender os direitos e interesses de seus representados, sejam trabalhadores ou empregadores. O critério de "categoria", seja profissional ou econômica, é fundamental para a sua organização e atuação, conforme o artigo 511 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Alternativa D: Esta alternativa está correta. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º, inciso VI, assegura a participação obrigatória dos sindicatos de empregados nas negociações coletivas. A menção explícita é em relação aos trabalhadores, o que não exclui a participação dos sindicatos patronais, mas a obrigatoriedade constitucional se refere aos trabalhadores.

Estratégia para resolução: Ao lidar com questões sobre direito coletivo do trabalho, é crucial entender conceitos chave como centrais sindicais, sindicatos, dissídios coletivos e paralelismo sindical. Identificar a legislação pertinente e compreender as funções e estruturas dessas entidades ajuda a discernir entre alternativas corretas e incorretas.

Exemplo prático: Imagine uma indústria automobilística onde os trabalhadores decidem entrar em greve para reivindicar melhores condições de trabalho. O sindicato representando esses trabalhadores deve ter correspondência com a atividade econômica (indústria automobilística) para que suas ações, como a negociação coletiva ou o dissídio, sejam legítimas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa  a   é  a incorreta  

Central sindical é o nome que se dá a uma associação de sindicatos de trabalhadores. Possui personalidade jurídica própria e estrutura independente dos sindicatos que a formam. É uma entidade mais forte que um sindicato individual e luta por interesses de várias categorias, participando ativamente da politica do país.


bons estudos 

A alternativa "a" é incorreta, visto que a central sindical é entidade representativa dos trabalhadores e NÃO DE EMPREGADORES.

=D

Segundo MARTINS (2013, pág. 766): Considera-se central sindical a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores (pár. unico do art. 1 da Lei 11.648). Sua natureza é de pessoa jurídica de direito privado, associação civil. São filiados às centrais sindicais: sindicatos, federações e confederações. As centrais sindicais não se encaixam no caput do art. 8 da CF, pois não se trata de associação profissional, mas de associação civil, nem exatamente de associação sindical. Viola o pár. único do art. 1 da Lei 11.648 o principio da igualdade, pois os empregadores não poderão criar centrais sindicais de empregadores. Não há paralelismo simétrico de empregadores e empregados nas centrais sindicais. 

A - Incorreta, Lei 11.648/2008, Art. 1o  A central sindical, entidade de representação geral dos trabalhadores, constituída em âmbito nacional, terá as seguintes atribuições e prerrogativas: (...)Parágrafo único.  Considera-se central sindical, para os efeitos do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores.

Art. 2o  Para o exercício das atribuições e prerrogativas a que se refere o inciso II do caput do art. 1o desta Lei, a central sindical deverá cumprir os seguintes requisitos: 

I - filiação de, no mínimo, 100 (cem) sindicatos distribuídos nas 5 (cinco) regiões do País; 

II - filiação em pelo menos 3 (três) regiões do País de, no mínimo, 20 (vinte) sindicatos em cada uma; 

III - filiação de sindicatos em, no mínimo, 5 (cinco) setores de atividade econômica; e

IV - filiação de sindicatos que representem, no mínimo, 7% (sete por cento) do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional.

B - Correta, O princípio do Paralelismo Sindical exige que as categorias econômica eprofissional guardem correlação funcional específica entre si. Assim, categorias econômicas distintas devem ser representadas pelos respectivos entes sindicais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo