Uma mulher de 64 anos, hipertensa, diabética e com histórico...
Qual deve ser a conduta inicial mais adequada no pronto-socorro para essa paciente?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A abordagem inicial da Síndrome Coronariana Aguda (SCA) sem supradesnivelamento do ST em paciente de alto risco, com decisão sobre o momento do cateterismo e o esquema antitrombótico ideal.
Justificativa da alternativa correta (A): Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2021), pacientes de alto risco, como no caso citado pela história clínica (diabetes, hipertensão, infarto prévio, dor persistente e troponina elevada) devem receber imediatamente AAS em ataque e heparina em dose plena. A nitroglicerina contínua é indicada para dor isquêmica refratária. O inibidor do receptor P2Y12 (segundo antiagregante) pode ser reservado para após a angiografia em casos sem supradesnivelamento, principalmente para reduzir risco hemorrágico se houver cirurgia iminente. A conduta ainda prevê cateterismo em até 24 horas conforme descrito nas diretrizes ("...estratégia invasiva precoce em até 24 h deve ser indicada para esses pacientes" - SBC, 2021, p.34).
Análise das alternativas incorretas:
B - Apesar de semelhante à correta, extrapola o prazo recomendado para pacientes de alto risco, pois o tempo adequado é até 24 horas, e não 48h.
C - Erro conceitual importante! O cateterismo imediato (em até 2 horas) é reservado para instabilidade hemodinâmica ou elétrica, ou isquemia refratária – que não ocorre neste caso (paciente estável). Além disso, o uso imediato do clopidogrel deve ser cauteloso antes da definição anatômica coronariana, por risco de necessidade de cirurgia.
D - Não há indicação de betabloqueador IV de rotina, principalmente em paciente com bradicardia (FC: 52 bpm) e histórico de infarto, pois pode causar instabilidade. Além disso, não traz o segundo antiagregante nem menciona o momento do cateterismo.
E - Apesar do esquema antitrombótico ser bem delineado, antecipa o segundo antiagregante para antes da angiografia, o que atualmente é reservado para casos em que a intervenção percutânea é certa, além de não detalhar adequadamente o momento da intervenção coro
Dicas e Pegadinhas: Atenção à estratificação de risco. O tempo do cateterismo e a escolha do segundo antiagregante variam conforme o quadro. Lembre-se de não indicar betabloqueador IV em pacientes bradicárdicos.
Resumo final: O manejo inicial correto da SCA sem supradesnivelamento do ST em pacientes de alto risco consiste em administrar AAS em ataque, heparina em dose plena, nitroglicerina se dor refratária e planejar cateterismo até 24h, reservando o segundo antiagregante para pós-angiografia. Isso diminui mortalidade, infarto e recorrência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo