A formação de professores para a Educação Profissional e Te...
Considerando-se os desafios e as possibilidades da formação docente para a EPT à luz das políticas públicas atuais, dadas as afirmativas,
I. A formação de professores para a EPT demanda articulação entre saberes pedagógicos, conhecimentos específicos da área profissional e compreensão das dimensões sociais do trabalho.
II. A experiência profissional no setor produtivo é suficiente, por si só, para garantir atuação docente qualificada na EPT, dispensando-se formação pedagógica específica.
III. A consolidação da formação docente para a EPT pode favorecer práticas integradoras, alinhadas à concepção de formação humana integral.
verifica-se que está/ão correta/s
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
O que precisava saber: Era necessário saber que a docência na EPT exige articulação entre conhecimentos pedagógicos, saberes específicos da área profissional e compreensão crítica das dimensões sociais do trabalho. Também era preciso reconhecer que experiência no setor produtivo, isoladamente, não substitui formação pedagógica, e que a consolidação da formação docente na EPT favorece práticas integradoras vinculadas à formação humana integral.
Critério decisivo: A assertiva II está errada porque experiência no setor produtivo, isoladamente, não substitui formação pedagógica para atuação docente na EPT; já as assertivas I e III estão corretas por expressarem a necessidade de articulação entre saberes e a vinculação da EPT a práticas integradoras e à formação humana integral.
- Em questões sobre EPT, verifique se a formação docente está apresentada como articulação entre saberes pedagógicos, conhecimentos específicos da área profissional e compreensão do trabalho em suas dimensões sociais.
- Se a alternativa tratar a experiência no setor produtivo como suficiente por si só para ensinar, ela contraria a base da formação docente na EPT.
- Associe a consolidação da formação docente na EPT à superação da separação rígida entre formação geral e formação técnica, com valorização de práticas integradoras.
- Quando aparecer a expressão formação humana integral, relacione-a à integração entre formação geral e formação técnica e não à mera reprodução da prática do mercado de trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo