Em relação à prevenção de uso indevido de drogas, há duas co...
Em relação à prevenção de uso indevido de drogas, há duas concepções básicas: a inspirada por atividades ou recomendações repressivas e a concebida como ação educativa. De acordo com os fundamentos e as práticas relativas à prevenção concebida como ação educativa, julgue o item a seguir.
O grande mal são as drogas ilícitas, dispensando a referência às
substâncias lícitas, apesar de não menos nocivas em sua essência
e muito mais consumidas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta com foco na prevenção do uso indevido de drogas, considerando a abordagem educativa em contraposição à repressiva.
Tema Central: A questão trata das concepções de prevenção do uso de drogas, distinguindo entre abordagem repressiva e educativa. A ênfase está na importância de se abordar tanto drogas lícitas quanto ilícitas, considerando seus impactos na saúde pública.
Resumo Teórico: Na prevenção educativa, o objetivo é conscientizar e educar sobre os riscos e consequências do uso de qualquer substância que possa causar dependência, sejam elas lícitas (como álcool e tabaco) ou ilícitas (como maconha e cocaína). Estudos mostram que ações educativas são mais eficazes a longo prazo, pois promovem uma mudança de comportamento baseada na informação e no desenvolvimento de habilidades de resistência social e emocional. Leis como a Lei 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), promovem uma abordagem integrada para a prevenção ao uso de drogas.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa correta é Errado (E). A afirmação de que o grande mal são apenas as drogas ilícitas desconsidera os danos associados às drogas lícitas, que são amplamente consumidas e também oferecem riscos significativos à saúde. A prevenção educativa não deve focar somente nas drogas ilícitas, mas deve abranger todas as substâncias que podem causar dependência e prejuízos à saúde.
Análise da Alternativa Incorreta: A visão restrita das drogas ilícitas como o "grande mal" ignora o impacto que substâncias lícitas têm na sociedade. Por exemplo, o álcool e o tabaco são responsáveis por um grande número de doenças e mortes, e seu consumo é, muitas vezes, subestimado devido à legalidade. Portanto, uma abordagem educativa deve incluir discussões sobre todas as formas de uso de substâncias.
Ao interpretar questões como esta, é crucial não cair na armadilha de considerar apenas um aspecto do problema. A análise deve ser ampla e incluir o impacto de todas as substâncias psicoativas, independentemente de sua classificação legal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As drogas fazem mal tanto licitas como ilícitas .
O grande mal (política de guerra às drogas).
Resposta:Errada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo