Leia o texto a seguir:O povo assistiu bestializado à Proclam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3399650 História

Leia o texto a seguir:



O povo assistiu bestializado à Proclamação da República, segundo Aristides Lobo [...].


[...] Havia tribofe na política, na bolsa, no câmbio, na imprensa, no teatro, nos bondes, nos aluguéis, no amor. Não se obedecia nem às leis dos homens, nem à de Deus. [...]


O povo sabia que o formal não era sério. Não havia caminhos de participação, a República não era para valer. Nessa perspectiva, bestializado era quem levasse a política a sério, era o que se prestasse à manipulação. Num sentido [...], a política era tribofe. Quem apenas assistia, como fazia o povo do Rio por ocasião das grandes transformações realizadas a sua revelia, estava longe de ser bestializado. Era bilontra.


(CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987; p. 140, 158, 160.)



Segundo o texto supracitado, assinale a alternativa correta:

Alternativas