Desde o início da crise mundial de 2008, o G20 se tornou o f...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (46)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O item avalia o papel do G20 após a crise financeira global de 2008, concentrando-se em sua relevância como fórum para discussões sobre a padronização de medidas no mercado financeiro internacional.
Resumo teórico: Após a crise financeira de 2008, que teve origem no colapso do mercado imobiliário dos EUA, o G20 emergiu como um fórum essencial para a estabilização e reforma do sistema financeiro global. O grupo, composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, foi central para o diálogo multilateral, permitindo a coordenação de políticas econômicas entre países desenvolvidos e emergentes.
O G20 ajudou a implementar mudanças regulatórias para evitar futuras crises, como a introdução de padrões bancários mais rígidos e a promoção da cooperação internacional para evitar a evasão fiscal e melhorar a transparência dos mercados financeiros.
Citação de fontes: O papel do G20 está documentado em declarações oficiais e comunicados emitidos em suas reuniões, que são amplamente reconhecidos pela comunidade internacional e por organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.
Justificativa da alternativa correta (C): A alternativa está correta. O G20 realmente se tornou o principal fórum de discussões para a padronização de medidas financeiras internacionais após a crise de 2008. Essa importância se deve à necessidade de uma resposta coordenada à crise e à busca por evitar sua repetição, o que o G20 pôde efetivamente oferecer graças à sua composição diversa e abrangente.
Conclusão: Entender o papel do G20 no contexto pós-crise de 2008 é crucial para a análise das políticas econômicas internacionais e suas implicações para a economia brasileira e mundial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão CERTA!
O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços dapopulação mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3] [4]
O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.
Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.[5]
http://pt.wikipedia.org/wiki/G20
MAS, DAVI seja feliz. Para o CESPE é desde o início. Não entre em detalhes que a banca não considera.
NÃO BRIGUE COM A BANCA!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo