Atente para o seguinte trecho: “A documentação pedagógica p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3767790 Pedagogia
Atente para o seguinte trecho:
“A documentação pedagógica permite que os processos de aprendizagem sejam registrados e analisados, tornando visíveis práticas e construções do conhecimento. Esse recurso possibilita reflexão crítica, diálogo e tomada de decisões fundamentadas” (Cruz, 2020).
Tomando por base essa citação, analise as seguintes afirmações:

I. A documentação pedagógica amplia a compreensão sobre as práticas educativas ao revelar aspectos do ensino e da aprendizagem que podem ser interpretados e reestruturados.
II. O registro de atividades pedagógicas gera evidências do processo educacional, sendo essencial para a adaptação e aprimoramento das estratégias docentes.
III. A construção de registros pedagógicos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo que educadores e alunos participem da avaliação da aprendizagem de forma reflexiva.
IV. A documentação na escola deve ser utilizada como instrumento de registro, sem a necessidade de interpretação ou reelaboração de práticas, pois seu objetivo é apenas descritivo.

É correto o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: O trecho-base é a referência decisiva: ele afirma registro e análise dos processos de aprendizagem, visibilização das práticas e uso para reflexão crítica e decisões fundamentadas. Por isso, I, II e III se mantêm compatíveis, enquanto IV contraria o enunciado.

Tema central: documentação pedagógica
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque inclui a IV. Essa afirmação contraria frontalmente o trecho-base ao dizer que a documentação deve ser apenas registro descritivo, sem interpretação nem reelaboração, quando o texto afirma análise, reflexão crítica e tomada de decisões fundamentadas.
B
Certa
A alternativa B está correta porque reúne as afirmações compatíveis com a função atribuída à documentação pedagógica no texto-base. A I se sustenta porque a documentação torna visíveis práticas e construções do conhecimento. A II se alinha ao registro e à análise dos processos de aprendizagem, associados a decisões fundamentadas. A III é compatível com a reflexão crítica e o diálogo indicados no trecho. Já a IV não pode integrar a resposta porque reduz a documentação a descrição, quando o texto lhe atribui análise, reflexão e uso para decisão pedagógica.
C
Errada
Está errada por dois motivos concretos: inclui a IV, que é incompatível com o texto, e exclui a II, que é sustentada pelo trecho ao vincular registro e análise dos processos à tomada de decisões pedagógicas fundamentadas.
D
Errada
Está errada porque considera correta a IV. O problema decisivo é que a IV nega exatamente os elementos expressos na citação: análise dos processos, reflexão crítica e reorientação por decisões fundamentadas.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar documentação pedagógica como simples arquivamento ou descrição de atividades, ignorando que o próprio trecho lhe atribui função analítica, reflexiva e orientadora de decisões.
Dica para questões semelhantes
  • Quando o texto-base atribuir funções expressas a um instrumento pedagógico, elimine a alternativa que reduza esse instrumento a finalidade menor ou meramente descritiva.
  • Se o enunciado mencionar registro acompanhado de análise e decisão fundamentada, isso sustenta uso avaliativo e reorientação das práticas.
  • Afirmação um pouco mais ampla pode ser aceita se permanecer compatível com os elementos centrais do texto e não os contrariar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo