A Lei Nº 8.069/90 dispõe sobre a proteção integral à criança...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448863 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A Lei Nº 8.069/90 dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Segundo suas disposições, no que se refere à atenção prestada à saúde da gestante, é obrigatório aos hospitais e demais estabelecimentos de saúde: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário:

1. Interpretação do tema: A questão aborda direitos fundamentais à saúde previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com destaque para os deveres dos estabelecimentos de saúde em relação ao atendimento do recém-nascido e ao apoio aos pais.

2. Legislação aplicável: A resposta correta está expressamente prevista no Art. 10, inciso III, do ECA:
"Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III – proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;"

3. Tema central: O centro do questionamento é a obrigação dos estabelecimentos de saúde de realizar exames neonatais que verificam anormalidades metabólicas, além de fornecer orientar os pais – um direito fundamental que visa à proteção integral da criança.

4. Exemplo prático: Uma criança nasce em hospital público; a equipe médica realiza, obrigatoriamente, o "Teste do Pezinho". Esse exame detecta doenças metabólicas e uma profissional informa aos pais sobre o procedimento e os próximos passos.

5. Justificativa da alternativa correta (E): É a única alternativa alinhada literalmente ao ECA, Art. 10, III. A medida protege o recém-nascido e garante o direito à saúde, conforme reforçado por Murilo José Digiácomo (“...obrigação dos estabelecimentos de saúde em realizar tais procedimentos e orientar os pais...”).

6. Análise das incorretas:

  • A) O ECA exige declaração de nascimento, mas não restringe seu conteúdo apenas às intercorrências do parto.
  • B) Não há previsão de encaminhamento da gestante para amamentação em outra instituição; pelo contrário, o direito ao aleitamento materno junto à mãe deve ser promovido no próprio local.
  • C) Pegadinha comum: a lei garante o alojamento conjunto, não separado, reforçando o vínculo mãe-bebê.
  • D) O prazo de quinze anos para prontuários não é disposição do ECA, podendo variar conforme normas administrativas estaduais ou federais específicas.

7. Estratégia de prova: Atenção a palavras restritivas ("somente"), obrigações inexistentes e inovações não previstas no texto legal – são pegadinhas recorrentes!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito E.

Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada,

enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

a) a DNV deve constar necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

b) as práticas de amamentação devem ser prestadas por orientação técnica e adequada, enquanto a mãe permanecer na instituição;

c) manter o alojamento conjunto que possibilite ao neonato a permanecia junto a mãe;

d) manter os registros das atividades através dos prontuários, pelo prazo de 18 anos;

  • Diagnóstico e terapêutica: Exames para detectar anormalidades no metabolismo do recém-nascido.
  • Orientação aos pais: Deve ser prestada junto com os exames.
  • Alojamento conjunto: Incentivado para promover o vínculo mãe-bebê.
  • Declaração de nascimento: Deve incluir todas as informações relevantes.
  • Amamentação: Deve ser apoiada no próprio estabelecimento de saúde.

Mais uma vez eu chamo a atenção para a questão principal: Qual é a relação do E.C.A. Com o S.U.S.? É preciso fazer a ligação e estabelecer os parâmetros!

  • Fornecer declaração de nascimento constando somente as intercorrências do parto.

intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

  • Encaminhar a gestante para realizar o processo de amamentação em outra instituição.

acompanhar o processo de amamentação enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar.

  • Manter alojamento separado, não sendo permitido ao neonato a permanência junto à mãe. 

alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

  • Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de quinze anos.

prazo de dezoito anos.

Realizar exames visando ao diagnóstico e à terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo