As abordagens emergentes para a liderança oferecem novas for...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q519410 Administração Geral
As abordagens emergentes para a liderança oferecem novas formas para enxergarmos a liderança. A seguir, são apresentadas algumas destas novas perspectivas de liderança, numeradas de 1 a 6, e também alguns dos aspectos de cada uma destas abordagens. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
1. Neutralizadores da liderança.  2. Substitutos da liderança.  3. Fortalecedores da liderança.  4. Autoliderança.  5. Superliderança.  6. Coaching ou treinador.
 ( ) Comunica autoexpectativas positivas para os funcionários, recompensam seus progressos em direção à autoliderança e tornam a autoliderança uma parte essencial da cultura desejada para a unidade de trabalho.  ( ) Caracterizados pela experiência dos subordinados, existência de regras claras ou manutenção de um grupo de trabalho coeso, existência de tarefas que sejam fontes intrínsecas de satisfação, orientação profissional por parte de outros funcionários ou alta necessidade de independência dos funcionários.  ( ) Possui duas forças principais, quais sejam, conduzir um indivíduo para que ele desempenhe as atividades naturalmente motivadoras e gerenciá-lo para que ele realize o trabalho que seja, necessário, mas não naturalmente recompensador.  ( ) Seu papel é selecionar corretamente, ensinar e desenvolver os subordinados, permanecer disponíveis para consultas voltadas para resolução de problemas, revisar as necessidades de recursos, fazer perguntas e ouvir inputs de seus funcionários.  ( ) Incluem a distância física, os sistemas de recompensa rígidos e a prática do desrespeito da posição hierárquica do gerente por parte de subordinados e superiores.  ( ) São elementos que amplificam o impacto de um líder sobre os funcionários, tais como uma orientação diretiva que pode ser melhorada pelo aumento no status ou no poder de liderança do líder, ou quando esse estilo de liderança é utilizado em atividades que passam por crises frequentes.
Alternativas