O texto apresenta a narração da criação do mundo em uma per...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873467 Português

Leia o texto que segue para responder à questão.


Texto 1


História da criação


Os nossos sábios disseram:


“No começo não existia o mundo. Existia o ƗMƗKOHO ÑEKƗ, (O Avô do Mundo), ou seja, o Criador do Universo. Existia a ƗMƗKOHO ÑEKO, a Irmã do Criador do Universo, Avó do Mundo. Existia o YE’PA ÕAKƗHƗ (O Guia Revelador, que poderia ser traduzido como Deus na nação Tukana).


O Criador do Universo perguntou à sua irmã:


– O que faremos desse imenso universo... Temos mundo, e como faremos para criar os primeiros homens na terra?


– Desde o princípio eu sou o ser feminino. Respondeu a irmã.


– É isso mesmo! Eu sou homem e sei disso. Disse o Criador do Universo, depois de refletir bastante.”


TUKANO, Álvaro. O mundo Tukano antes dos brancos – um mestre Tukano. V. 1. Brasília-DF: INCTI/UnB/CNPq, 2017. p. 44. 

O texto apresenta a narração da criação do mundo em uma perspectiva
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão interpretativa – Interpretação de Texto/Narração

Tema da questão: Esta questão exige que o candidato compreenda como os personagens se relacionam no processo de criação do mundo, identificando a tipologia textual e o enfoque da narrativa.

Justificativa da alternativa correta (A): O texto apresenta claramente um diálogo entre o Criador do Universo e sua irmã, ambos discutindo não só a existência do mundo, mas, principalmente, o papel de cada um (masculino e feminino) na criação – “O Criador do Universo perguntou à sua irmã”, “Respondeu a irmã”, “Disse o Criador do Universo”.

Assim, a perspectiva é dialógica, promovida pela interação entre homem (Criador) e mulher (Irmã). De acordo com Cunha & Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo), a narração caracteriza-se por relatar acontecimentos situados no tempo e espaço, envolvendo personagens que interagem e constroem juntas o sentido do texto.

Análise das alternativas incorretas:

B) Divinatória: O texto não se dedica a previsões ou profecias, mas sim à discussão entre personagens sobre a criação.
C) Enigmática: Não há enigmas, mistérios ou segredos a serem decifrados, mas uma explicação clara sobre o início do universo.
D) Conspiratória: Não há uma conspiração; a relação entre as figuras é de diálogo e construção conjunta, sem conflito ou trama oculta.

Estratégias para resolver questões desse tipo: Identifique as falas dos personagens, analise quem interage, como ocorre a construção do sentido (se por colaboração, disputa ou outro modo) e desconfie de termos como “conspiração”, “mistério”, “divinação”, que só cabem se explícitos no texto. Sempre busque no enunciado palavras-chave que indiquem o tipo de relação entre personagens.

Referências como Koch & Elias destacam: “A compreensão de um texto depende da identificação explícita e inferencial dos sentidos, avaliando o contexto de interação dos participantes.”

Resumo: A resposta certa, alternativa A, decorre do diálogo igualitário e construtivo entre princípio masculino e feminino na criação, sendo fundamental reconhecer esta interação explícita para marcar a alternativa correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esse tipo de texto deve ser lido como início de um debate, despertando interesse pelo assunto e levando a uma tomada de posição do leitor.

 

 

GAB A

dialógica, promovida pela interação entre homem e mulher.

 

O Criador do Universo perguntou à sua irmã:

– O que faremos desse imenso universo... Temos mundo, e como faremos para criar os primeiros homens na terra?

– Desde o princípio eu sou o ser feminino. Respondeu a irmã.

– É isso mesmo! Eu sou homem e sei disso. Disse o Criador do Universo, depois de refletir bastante.”

O Criador do Universo perguntou à sua irmã:

– O que faremos desse imenso universo... Temos mundo, e como faremos para criar os primeiros homens na terra?

– Desde o princípio eu sou o ser feminino. Respondeu a irmã.

– É isso mesmo! Eu sou homem e sei disso. Disse o Criador do Universo, depois de refletir bastante.”

Como se o "Criador do Universo" fosse um homem...

Se vc perguntar ao autor desse texto, ele dirá que são Seres Divinos, mas a negada da UFG entende como um Homem e uma Mulher...

Tanto texto bom pra ler... aí me vem a UFG com isso. 

 

a-

A identidade dos deuses sao indicadas como homem & mulher desde o inicio, apoiando a discussão geral da passagem, a qual é uma divisão dos sexos para a formação do mundo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo