A respeito da toxoplasmose, assinale a alternativa INCORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2790390 Medicina

A respeito da toxoplasmose, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

TEMA CENTRAL: Esta questão aborda os principais aspectos clínicos e epidemiológicos da toxoplasmose, doença causada pelo Toxoplasma gondii. É fundamental para médicos reconhecerem manifestações em imunocompetentes e imunocomprometidos, formas de transmissão e achados clínicos.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA INCORRETA (C):
A alternativa C está incorreta ao afirmar que "linfadenopatia hilar confluente é o achado mais comum em pacientes imunocompetentes". O achado linfonodal mais frequente na toxoplasmose aguda em imunocompetentes é a linfadenopatia cervical, tipicamente indolor e não supurativa. Segundo a "Diretriz Nacional para a Conduta Clínica, Diagnóstico e Tratamento da Toxoplasmose", "os gânglios linfáticos mais frequentemente comprometidos são os cervicais posteriores". A linfadenopatia hilar, por sua vez, é mais frequentemente associada a patologias como sarcoidose e tuberculose, não sendo característica da toxoplasmose nesses pacientes.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS CORRETAS:

A) O Toxoplasma pode causar coriorretinite, principalmente por infecção congênita. A retinocoroidite é uma complicação clássica da toxoplasmose congênita, sendo importante diagnóstico diferencial em crianças.

B) A ingestão de cistos teciduais em água, solo ou alimentos contaminados é a principal via de transmissão. Esta via epidemiológica é frequentemente citada em manuais e diretrizes, como principal rota da doença.

D) No paciente imunocomprometido (ex: HIV/AIDS), a toxoplasmose pode cursar com encefalopatia, meningoencefalite e lesões expansivas em sistema nervoso central, conforme descrito nos consensos e no Harrison’s Principles of Internal Medicine.

E) A toxoplasmose costuma ser autolimitada e assintomática em imunocompetentes. Segundo as diretrizes do MS, “A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas”.

ESTRATÉGIAS DE PROVA:
Observe expressões típicas e associe com diagnósticos diferenciais. Linfadenopatia hilar deve sempre acender alerta para sarcoidose e tuberculose, e não para toxoplasmose! Atenção às pegadinhas envolvendo quadros linfáticos.

REFERÊNCIAS:
Diretriz Nacional para Conduta Clínica (Ministério da Saúde, p. 7-8); Manual MSD; Harrison’s Principles of Internal Medicine.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo