A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) insere-se em uma da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251717 Nutrição
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) insere-se em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e, assim, se configura como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição.
Diante disso, quanto à EAN, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas, o Guia Alimentar para a População Brasileira e a Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade são considerados documentos normativos e orientadores acerca das políticas e ações de Educação Alimentar e Nutricional.

II. Conforme o Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010, a EAN é uma diretriz da Política Nacional de Vigilância Sanitária que, desde então, vem sendo trabalhada em uma perspectiva mais ampliada em diferentes campos de ação, no escopo do sistema alimentar, e articulada a outras políticas públicas.

III. A abordagem parcial do sistema alimentar e a ação educativa passiva, dialógica e não problematizadora articulam-se com o princípio da EAN denominado “sustentabilidade social, ambiental e econômica”.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas