Encaminhar providências e prestar orientação para a defesa d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153747 Serviço Social
    Claudia, de sessenta e dois anos de idade, devidamente habilitada no conselho regional de serviço social (CRESS), trabalha 25 horas semanais como assistente social, em um núcleo de saúde dentro de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade, ela é responsável pelo acompanhamento de Heitor, um jovem transexual de dezoito anos de idade. Juntamente com Claudia trabalham Caroline, psicóloga, e Paula, pedagoga e recém-graduada em serviço social, mas ainda sem o registro profissional no CRESS. Além de exercer a profissão de assistente social na unidade de internação, Claudia é supervisora de campo para um centro universitário que oferta a graduação em serviço social. Recentemente, esse centro universitário encaminhou quatro estagiários matriculados na disciplina de estágio curricular obrigatório, para avaliação e seleção por Claudia. Na ocasião de um estudo de caso multidisciplinar em que debatiam sobre fatores de risco e proteção de Heitor, Claudia ouviu de Caroline que ele deveria “voltar a ser normal”, que a sua identidade como transexual estava deixando-o em maior vulnerabilidade social.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando as resoluções do CFESS e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
Encaminhar providências e prestar orientação para a defesa de direitos de indivíduos, grupos e à população são ações que podem ser realizadas tanto por Claudia quanto por Caroline e Paula.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão relacionada aos direitos e prerrogativas dos profissionais de Serviço Social e de outras áreas, como a Psicologia e a Pedagogia, na atuação com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Tema Central: A questão aborda a competência e a responsabilidade ético-profissional de Claudia, Caroline e Paula na promoção e defesa de direitos de indivíduos e grupos em vulnerabilidade social, como Heitor, um jovem transexual.

Base Teórica: No contexto do Serviço Social, e também de outras profissões de caráter social, como a Psicologia e a Pedagogia, os profissionais têm a responsabilidade de zelar pelos direitos humanos, promover a inclusão social e trabalhar na defesa de direitos, conforme estabelecido pelas resoluções do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e pela Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº 8.662/1993).

Justificativa da Alternativa Correta (C - certo): O enunciado afirma que tanto Claudia (assistente social), quanto Caroline (psicóloga) e Paula (pedagoga) podem encaminhar providências e prestar orientação para a defesa de direitos. Isso é correto porque, independentemente do registro no CRESS ou do campo específico de formação acadêmica, todos os profissionais envolvidos em contextos sociais têm o dever ético e profissional de atuar na defesa dos direitos e na promoção de condições que assegurem a dignidade humana. Isso está alinhado com os princípios éticos das profissões que trabalham para a justiça social e inclusão.

Exploração dos Conceitos: Claudia, como assistente social, tem a função específica de atuar na defesa de direitos pela natureza da sua formação. Entretanto, Caroline, como psicóloga, e Paula, como pedagoga, também têm obrigações éticas semelhantes, especialmente em contextos multidisciplinares de atenção a indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Em síntese, a decisão de considerar a afirmação como C - certo é sustentada pelo entendimento de que todas as profissionais têm compromisso com a defesa dos direitos humanos, conforme delimitado por suas áreas de atuação e respectivas diretrizes éticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto. Até pq temos no enunciado uma COMPETENCIA. Portanto, pode ser atribuído a esses profissionais.

Fique com dúvida nessa questão, pois pelo fato de ser uma competência do assistente social, ela pode ser realizada pelo psicólogo e pedagogo?

Competência, qualquer profissional.

Atribuição privativa do AS - apenas o profissional de Serviço Social.

LEI 8.662/93 - Dispõe sobre a profissão de Assistente Social 

 Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

  III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

______________________________________________________________________________

ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA DO ASSISTENTE SOCIAL = EXCLUSIVA DO ASSISTENTE SOCIAL

COMPETÊNCIAS DO ASSISTENTE SOCIAL = PODEM SER EXECUTADAS POR QUALQUER PROFISSIONAL

FONTE: http://www.cress-es.org.br/site/images/parecer%20cfess%20-%2027-98.pdf

GABARITO: CERTO

Questão que trata sobre competências e atribuições privativas do Assistente Social. Nesse caso a questão aponta uma competência que pode ser desenvolvida pelos demais profissionais além da Assistente Social devidamente registrada no CRESS.

Rumo à nomeação!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo