Encaminhar providências e prestar orientação para a defesa d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão relacionada aos direitos e prerrogativas dos profissionais de Serviço Social e de outras áreas, como a Psicologia e a Pedagogia, na atuação com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
Tema Central: A questão aborda a competência e a responsabilidade ético-profissional de Claudia, Caroline e Paula na promoção e defesa de direitos de indivíduos e grupos em vulnerabilidade social, como Heitor, um jovem transexual.
Base Teórica: No contexto do Serviço Social, e também de outras profissões de caráter social, como a Psicologia e a Pedagogia, os profissionais têm a responsabilidade de zelar pelos direitos humanos, promover a inclusão social e trabalhar na defesa de direitos, conforme estabelecido pelas resoluções do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e pela Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº 8.662/1993).
Justificativa da Alternativa Correta (C - certo): O enunciado afirma que tanto Claudia (assistente social), quanto Caroline (psicóloga) e Paula (pedagoga) podem encaminhar providências e prestar orientação para a defesa de direitos. Isso é correto porque, independentemente do registro no CRESS ou do campo específico de formação acadêmica, todos os profissionais envolvidos em contextos sociais têm o dever ético e profissional de atuar na defesa dos direitos e na promoção de condições que assegurem a dignidade humana. Isso está alinhado com os princípios éticos das profissões que trabalham para a justiça social e inclusão.
Exploração dos Conceitos: Claudia, como assistente social, tem a função específica de atuar na defesa de direitos pela natureza da sua formação. Entretanto, Caroline, como psicóloga, e Paula, como pedagoga, também têm obrigações éticas semelhantes, especialmente em contextos multidisciplinares de atenção a indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Em síntese, a decisão de considerar a afirmação como C - certo é sustentada pelo entendimento de que todas as profissionais têm compromisso com a defesa dos direitos humanos, conforme delimitado por suas áreas de atuação e respectivas diretrizes éticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correto. Até pq temos no enunciado uma COMPETENCIA. Portanto, pode ser atribuído a esses profissionais.
Fique com dúvida nessa questão, pois pelo fato de ser uma competência do assistente social, ela pode ser realizada pelo psicólogo e pedagogo?
Competência, qualquer profissional.
Atribuição privativa do AS - apenas o profissional de Serviço Social.
LEI 8.662/93 - Dispõe sobre a profissão de Assistente Social
Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:
III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;
______________________________________________________________________________
ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA DO ASSISTENTE SOCIAL = EXCLUSIVA DO ASSISTENTE SOCIAL
COMPETÊNCIAS DO ASSISTENTE SOCIAL = PODEM SER EXECUTADAS POR QUALQUER PROFISSIONAL
FONTE: http://www.cress-es.org.br/site/images/parecer%20cfess%20-%2027-98.pdf
GABARITO: CERTO
Questão que trata sobre competências e atribuições privativas do Assistente Social. Nesse caso a questão aponta uma competência que pode ser desenvolvida pelos demais profissionais além da Assistente Social devidamente registrada no CRESS.
Rumo à nomeação!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo