Os recursos disponibilizados ao crédito rural para as operaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q630447 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os recursos disponibilizados ao crédito rural para as operações de custeio, investimento e comercialização da agricultura empresarial (Plano Agrícola e Pecuário - PAP), para a safra 2015/2016, totalizam R$ 187,7 bilhões, enquanto o valor previsto para a agricultura familiar (Plano Safra da Agricultura Familiar – recursos PRONAF), para o mesmo período, é de R$ 28,9 bilhões, sendo que em ambos os casos ocorreu um aumento de 20%, em relação ao crédito para a safra anterior. Com relação ao crédito rural no Brasil, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

1. Tema central da questão

Esta questão aborda o crédito rural no Brasil, um dos instrumentos mais importantes de política agrícola para garantir o custeio, o investimento e a comercialização da produção agropecuária. O foco está em comparar as condições e distribuição desse crédito entre os dois principais segmentos do setor: agricultura empresarial (agronegócio) e agricultura familiar.

2. Resumo teórico

No Brasil, os recursos para crédito rural são divididos principalmente em dois programas: o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), focado no agronegócio, e o PRONAF, voltado para a agricultura familiar. Apesar do papel expressivo da agricultura familiar na geração de empregos e no abastecimento do mercado interno, historicamente, a distribuição do crédito rural é mais favorável à agricultura empresarial. Fontes: Lei n° 11.326/2006, IBGE, MDA/FAO.

3. Justificativa da alternativa D (correta)

A alternativa D está correta porque as políticas públicas realmente privilegiam a agricultura não familiar. Apesar de responder por cerca de 38% da receita dos estabelecimentos e empregar 74% dos trabalhadores do campo (dados do Censo Agropecuário/IBGE), a agricultura familiar recebe proporcionalmente menos crédito. Isso demonstra uma desigualdade histórica na distribuição dos recursos, ainda presente nos editais dos planos safra anuais.

4. Análise das alternativas incorretas

A: Errada. O incremento dos créditos não é proporcional ao número de empregos, pois a agricultura familiar emprega mais, mas recebe menos recursos.

B: Errada. O valor disponível para a agricultura familiar é inferior ao do agronegócio, mesmo considerando sua grande participação nos estabelecimentos e no pessoal ocupado.

C: Errada. A diferença dos valores de crédito não está diretamente relacionada ao tamanho das propriedades, mas sim à prioridade das políticas públicas e ao perfil de risco dos segmentos.

E: Errada. As taxas de juros não são iguais para todos; geralmente, a agricultura familiar tem acesso a taxas mais baixas, incentivando a produção, e nem sempre estão abaixo da inflação.

5. Estratégias de interpretação

Desconfie de afirmações absolutas ou que tentam igualar segmentos históricamente diferentes. Fique atento a dados estatísticos e à relação entre políticas públicas e realidade socioeconômica. Palavras como “proporcional”, “iguais” ou “exatamente” costumam indicar pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta: Letra D

D.

Isso ainda é uma realidade apesar do governo buscar compensar essa disparidade por meio de outras políticas públicas voltadas aos pequenos agricultores familiares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo