Radiografias são um tipo de exame de imagens que usa ondas d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3441715 Medicina
Radiografias são um tipo de exame de imagens que usa ondas de radiação de dose muito baixa para capturar imagens de ossos e tecidos moles. Radiografias torácicas são às vezes usadas em pessoas que podem ter uma doença cardíaca. Sobre o tema radiologia do coração, podemos analise os itens e assinalar a alternativa correta:

I - Em pessoas com suspeita de doença cardíaca, são feitas radiografia torácicas em posição frontal e lateral. Normalmente, a pessoa fica em pé ereta, mas as radiografias torácicas podem ser feitas com a pessoa deitada na cama se ela não conseguir ficar em pé. Em seguida, um aparelho é usado para enviar feixes de raios X através do corpo da pessoa e registrar uma imagem em um filme radiográfico. O exame é indolor.
II - As radiografias mostram a forma e o tamanho do coração e o contorno dos grandes vasos sanguíneos nos pulmões e no tórax. O formato ou tamanho anormal do coração e anomalias, como depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos, são facilmente observados. Uma radiografia torácica também pode detectar informações sobre o quadro clínico dos pulmões, particularmente se os vasos sanguíneos nos pulmões estiverem anormais e se houver líquido no interior ou em torno dos pulmões.
III - As radiografias podem detectar o crescimento do coração que, muitas vezes, é decorrente de insuficiência cardíaca ou de uma valvulopatia. As radiografias podem, por vezes, ser úteis no diagnóstico de pericardite constritiva por detectar depósitos de cálcio da membrana que envolve o coração (pericárdio). 
Alternativas