Os governos Estaduais e Municipais compram bens e serviços. ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Constituição Federal, art. 37, XXI: “ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública”. Como o enunciado trata da compra de ambulâncias por governos estaduais e municipais e não descreve nenhuma hipótese legal de contratação direta, incide a regra geral de prévia licitação pública, o que conduz à alternativa D.
- Se o enunciado tratar de compra pela Administração e não mencionar dispensa ou inexigibilidade, aplique a regra geral de licitação pública.
- Separe forma de contratação de condição contratual: prazo, parcelamento e pagamento não eliminam o dever de licitar.
- Em questões sobre Estados e Municípios, lembre que a Lei nº 14.133/2021 alcança essas Administrações e se aplica expressamente à compra de bens.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo