Durante o inquérito administrativo, diversas garantias proc...
Analise as afirmativas abaixo e faça o que se pede em seguida:
I − O acusado pode ser representado por procurador, apresentar provas e formular quesitos em caso de prova pericial.
II − As testemunhas podem ser ouvidas oralmente, ou caso residam fora do estado, podem apresentar o depoimento por escrito.
III − O presidente da comissão pode indeferir provas que considerar impertinentes ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos.
É correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: Lei nº 8.112/1990, art. 156, caput e § 1º; art. 158: “Art. 156. É assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. § 1º O presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. Art. 158. O depoimento será prestado oralmente e reduzido a termo, não sendo lícito à testemunha trazê-lo por escrito.” Aplicando ao caso: a assertiva I reproduz o art. 156, caput; a III reproduz o art. 156, § 1º; e a II contraria diretamente o art. 158, razão pela qual o gabarito é C.
- Em PAD de servidor federal, confira primeiro a Lei nº 8.112/1990 antes de recorrer à Lei nº 9.784/1999.
- Se a assertiva tratar de perícia, procurador, produção de provas ou quesitos, o ponto de controle é o art. 156 da Lei nº 8.112/1990.
- Se a assertiva tratar de testemunha, verifique a forma legal do depoimento: oral e reduzido a termo, sem possibilidade de trazê-lo por escrito.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
6
- Afirmativa I (Correta): O direito à ampla defesa garante que o servidor acompanhe o processo pessoalmente ou por intermédio de procurador, arrole testemunhas, produza provas e, no caso de perícias, formule quesitos para esclarecer pontos técnicos.
- Afirmativa II (Incorreta): No processo administrativo, vigora o princípio da oralidade e do contraditório. Testemunhas que residem em outra localidade não prestam depoimento por escrito; elas são ouvidas por meio de carta precatória. O depoimento escrito unilateral fere o direito da comissão e do acusado de formularem perguntas e reperguntas em tempo real.
- Afirmativa III (Correta): Embora o direito à prova seja amplo, ele não é absoluto. O presidente da comissão tem o dever de zelar pela celeridade e economia processual, podendo indeferir pedidos considerados impertinentes, meramente protelatórios ou que não tenham relação com o objeto da apuração, desde que fundamente sua decisão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo